Partilhe nas Redes Sociais

40% do emprego em todo o mundo vai ser afetado pela Inteligência artificial 

Publicado em 15 Janeiro 2024 | 345 Visualizações

Empregos competências digitais

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que a inteligência artificial vai ter impacto em 40% dos empregos. As economias mais avançadas serão aquelas onde o impacto das tecnologias de IA mais se fará sentir, antecipa um relatório divulgado pela instituição, antes de mais uma edição do Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça.  

«No mundo, 40% dos empregos serão afetados. E mais será o caso quanto mais qualificado for o emprego. Portanto, para as economias avançadas e alguns países emergentes, 60% dos empregos serão afetados», afirmou a diretora-geral do FMI, em declarações à Agência France Press, citadas pela Lusa. 

A responsável frisou ainda que estes impactos da IA não são necessariamente negativos e para alguns trabalhadores vão mesmo resultar no aumento dos seus rendimentos. Espera-se que isto aconteça sobretudo com os trabalhadores que já hoje são mais bem pagos pelo seu trabalho, que podem ter um acréscimo de rendimentos superior aos ganhos de produtividade que as tecnologias de IA, por si só, vão permitir.  

Como também já concluíram muitos outros estudos e análises, sobre o desenvolvimento tecnológico em sentido mais lato, o FMI antecipa que a IA vai contribuir para eliminar alguns empregos e criar outros.

O foco dos Governos deve estar no potencial da tecnologia para agravar desigualdades salariais, que afetarão sobretudo a classe média. Deve haver preocupação em “partilhar os ganhos de produtividade” que as tecnologias de IA vão trazer, para apoiar os trabalhadores mais afetados e os países onde os rendimentos são mais baixos. 

«Devemos agir rapidamente, permitindo-lhes aproveitar as oportunidades oferecidas pela IA. A verdadeira questão será deixar de lado os receios ligados à IA para nos concentrarmos em como obter o melhor benefício para todos», referiu a responsável, sublinhando que «IA pode ser assustadora, mas também pode ser uma grande oportunidade para todos». 

O relatório do FMI apura que Singapura, Estados Unidos e Canadá são os países com melhor preparação para integrar a IA, à data de hoje. 


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados