Partilhe nas Redes Sociais

5G vai chegar a 5.000 milhões de utilizadores no final de 2028 

Publicado em 30 Novembro 2022 | 659 Visualizações

No final deste ano, o número global de subscrições 5G deverá ser de mil milhões e no final de 2028 terá passado para 5.000 milhões (55% dos utilizadores de serviços móveis), de acordo com os dados do último Ericsson Mobility Report. 

Só entre julho e setembro de 2022, o número de utilizadores da tecnologia cresceu em 110 milhões, para um total global de 870 milhões, aproximando-se dos mil milhões, dois anos antes daquilo que foi conseguido com o 4G. A contribuir para isto estão uma quebra de preços mais acelerada que o inicialmente previsto e as grandes implementações iniciais em países muito populosos, como a China

Em todo o mundo, 230 prestadores de serviços disponibilizam já comunicações 5G, que podem ser usadas em mais de 700 modelos de equipamentos. Os Estados Unidos e o Nordeste Asiático continuam a registar um forte crescimento na utilização da tecnologia, que até final do ano deve atingir os 35%.

No final do ano, o número total de assinaturas móveis deve ultrapassar os 8,4 mil milhões e no final de 2018 os 9,2 mil milhões, sendo que a maioria das subscrições estão associadas a smartphones. 

O relatório mostra também que o FWA – a alternativa sem fios à conectividade de banda larga com fios – já é um dos principais casos de uso do 5G, especialmente em regiões onde há poucas outras alternativas de banda larga, ou não há mesmo alternativas. 

Entre os prestadores de serviços de comunicações inquiridos pela Ericsson, em mais de 100 países, mais de três quartos já estão a disponibilizar serviços de FWA. Quase um terço oferece o serviço FWA sobre 5G.

Impulsionada pelas necessidades de países como a Índia, a tecnologia deve crescer a uma taxa anual de 19% entre 2022-28, para ultrapassar 300 milhões de ligações até final de 2028. 


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados