Açores ganham radar espacial que vai apoiar monitorização de eventos críticos

Os Açores ganharam um novo destaque no mapa europeu de radares de observação do espaço. A ilha de Santa Maria acolhe um novo radar espacial, crítico para reforçar a capacidade europeia dos serviços de mapeamento da órbita terrestre baixa.
O investimento é da LeoLabs, um dos principais operadores mundiais nesta área, que assim reforça a sua rede global de radares. A infraestrutura permite a monitorização contínua de objetos espaciais e a análise do espaço, a partir de um ponto que vem preencher uma lacuna na capacidade de monitorização já disponível.
Pelo campo de observação do radar passarão 96% dos satélites operacionais registados e dos detritos espaciais, complementando outras instalações de radares da LeoLabs e permitindo atualizações mais rápidas e observações mais rigorosas de eventos críticos, como colisões, separações, manobras e lançamentos.
O novo radar dos Açores vai também fortalecer a capacidade da LeoLabs para descobrir, monitorizar e registar objetos com menos de 10 centímetros, que atualmente não são monitorizados.
Publicado em:
ProjetosPartilhe nas Redes Sociais