Partilhe nas Redes Sociais

Agência Lusa avança com transformação digital

Publicado em 4 Outubro 2021 por Ntech.news- Luísa Dâmaso | 51 Visualizações

A transformação digital da Lusa, Agência de Notícias de Portugal S.A. (LUSA) segue pelos caminhos da inovação conduzida pela GSTEP. O projeto teve como principal objetivo a implementação de uma solução que permitisse efetuar o orçamento e o controlo orçamental, de uma forma simples, rápida, automática e colaborativa, tendo ainda uma forte componente de reporting.

Numa primeira fase, foi contemplado o tratamento, análise e reporte de dados reais, abrangendo a criação dos processos e automatismos necessários para o carregamento mensal dos dados financeiros reais. Os processos de carregamento dos dados reais foram desenvolvidos na ferramenta Data Management. Numa segunda fase, foi desenvolvido o modelo de orçamento, contemplando a criação dos automatismos para cálculo do orçamento. O modelo inclui vários métodos de cálculo do orçamento, de onde se destacam a extrapolação simples, tendo por base o real do ano anterior acrescido da inflação, e o cálculo baseado no orçamento do exercício anterior. A solução foi desenvolvida com tecnologia Oracle Planning and Budgeting Cloud Service (PBCS).

Os dados reais carregados na solução são provenientes do ERP MULTI. Nesta fase de arranque foram previstos 10 utilizadores, sendo que o objetivo é, no futuro, escalar a solução a outros utilizadores de outras áreas.

Este projeto marca uma viragem na área financeira da agência de notícias que ainda recorria ao Excel para elaborar, manualmente, o seu planeamento orçamental, com a agravante de ser muito trabalhoso e envolver uma grande margem de erro. A nova solução implementada pela GSTEP permitiu reduzir o tempo e os recursos necessários, assim como a margem de erro.

«Com a solução existente, a LUSA poderá escalar para outros sistemas tipicamente não financeiros como os da área de recursos humanos, comercial, produção editorial e desenvolver ainda mais dentro da área financeira», considera Joaquim Carreira, Diretor de Áreas de Suporte à data do projeto, atualmente presidente da Agência LUSA.

O projeto teve a duração de 2,5 meses e, apesar deste contexto, foi executado com sucesso, tendo sido cumpridos todos os objetivos estabelecidos quer ao nível de prazos, requisitos funcionais e tecnológicos propostos.

A equipa da GSTEP foi constituída por 1 gestor de projeto e 2 consultores, com experiência na área de EPM. Ao longo de todo o projeto, participaram ainda vários elementos da LUSA, com alocações parciais, de acordo com as necessidades nas diferentes fases do projeto.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados