AI Innovation Factory nasce em cenário futurista
Num cenário virtual, assente no conceito “Super Powers”, que usou a tecnologia Live Motion Capture para envolver os presentes numa experiência altamente imersiva, no ponto de vista visual e sensorial, deu-se início à 6ª edição do Building The Future, que decorre até quinta-feira, dia 22 de fevereiro, no Convento d beato em Lisboa. O Motion Capture, ou captura de movimento, é uma técnica que permite registar e reproduzir movimentos humanos com uma precisão exata. Envolve o uso de sensores, câmaras e software especializado para capturar e digitalizar os movimentos de um ator, ou modelo, em tempo real. Os dados capturados podem ser posteriormente aplicados a personagens digitais (avatares, por exemplo), criando animações incrivelmente realistas.
Aproveitando o cenário futurista, Manuel Dias, diretor nacional de Tecnologia da Microsoft Portugal, liderou a sessão inaugural e desafiou os presentes a implementarem a tecnologia. Enquanto isso, revelou os planos da Microsoft para continuar a semear inovação através da adoção de IA entre as organizações públicas e privadas em Portugal, nas diferentes indústrias e sectores, e contribuir para o crescimento sustentável de Portugal por meio de novos cenários de inovação digital, acelerado pela ligação a um ecossistema de startups e nativos digitais.
A criação da AI Innovation Factory é um dos grandes trunfos para semear a IA no mercado. A nova “fábrica” estará integrada no AI Hub da Unicorn Factory, em Alvalade, e deverá estar concluída em novembro de 2024. O projeto está a ser desenvolvido em colaboração com a Accenture, a Avanade e a Unicorn Factory Lisboa e visa proporcionar treino e formação, permitindo às organizações participantes adquirir as competências necessárias para tirar o máximo partido da tecnologia IA.
Até ter as suas instalações próprias, a atividade da AI Innovation Factory será gerida a partir das instalações da Microsoft no Parque das Nações ou das instalações dos parceiros.
Ao longo dos próximos meses as empresas terão acesso a uma plataforma para inspiração e conceção de projetos, com acesso a demonstrações e casos reais, bem como a especialistas que ajudarão na identificação de oportunidades e priorização de casos de uso, seguindo as melhores práticas do mercado, apoiados em metodologias comprovadas de design thinking.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais