Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Altran adere ao Programa UPskill

Publicado em 20 Julho 2020 | 191 Visualizações

A Altran anunciou a sua adesão ao Programa UPskill – Digital Skills & Jobs, um plano de ação para a transição digital de Portugal. O Programa junta mais de 30 empresas tecnológicas fundadoras que abraçam este objectivo comum.

A crescente procura de recursos qualificados na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem fomentado o desenvolvimento de várias iniciativas com vista ao desenvolvimento acelerado de competências nas áreas tecnológicas e de inovação, «oferecendo novos desafios profissionais a todos os que escolhem esta via».

Com o objetivo de criar um maior equilíbrio entre a oferta e a procura, a APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações em cooperação com o Governo, os Institutos Politécnicos e o Instituto do Emprego e Formação Profissional lançaram o Programa UPskill, uma iniciativa de âmbito nacional enquadrada no conceito de Formação ao Longo da Vida, focada na área das TIC.

Recorde-se que este programa tem por objetivo principal formar e especializar cerca de três mil profissionais, ao longo de três anos, de forma acelerar a sua integração em funções de elevada procura, nas áreas das tecnologias de informação e comunicação.

Segundo Célia Reis, CEO da Altran Portugal «esta iniciativa surge num momento de profunda transformação onde a tecnologia tem um papel central, e por isso não podia ser mais oportuna».

A mesma responsável diz ainda que o Programa «é também uma resposta do Governo Português ao pedido de ajuda repetido do mercado face à necessidade critica de aumentar o numero de profissionais especializados na área das TIC». Por tudo isto, é uma iniciativa «duplamente positiva, pois para além de ser instrumental para todas as empresas envolvidas em dinâmicas de Transformação Digital, oferece a quem optar por integrar este programa, a oportunidade de alargar o seu leque de competências, em domínios de elevado valor e procura crescente».

A Altran considera que o Programa UPskill se apresenta «como complementar e facilitador do plano de desenvolvimento do talento critico para o sucesso dos seus projetos, porque potencia um programa formativo intenso e focado em tecnologias aplicadas em larga escala no mercado».

Já em 2015, em colaboração com os Institutos Politécnicos de Castelo Branco e da Guarda, a Altran desenvolveu conteúdos formativos do programa de CTESP – Curso Técnico Superior Profissional, focado em Desenvolvimento e Testes de Software. Posteriormente, em 2018, a Altran Portugal alargou esta dinâmica, através da parceria com o IEFP de Gaia, com o qual construiu e lançou um Programa para o desenvolvimento intensivo de competências em engenharia de software.


Publicado em:

Talento

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados