Partilhe nas Redes Sociais

Portugal na mira de novo malware bancário

Publicado em 30 Agosto 2017 por Ntech.news - Rui da Rocha Ferreira | 913 Visualizações

S21 Sec Android Lokibot

A empresa de segurança informática S21 Sec descobriu um novo software malicioso criado para roubar informações bancárias dos utilizadores. O Android LokiBot estava à venda em fóruns de pirataria informática por um valor que rondava os dois mil dólares e o ‘alarme’ disparou quando uma venda do malware foi consumada.

A S21 Sec informa que este novo software malicioso não está diretamente relacionado com o LokiBot, apesar de partilhar quase o mesmo nome. A tecnológica diz que o malware consegue roubar informações de cartões de crédito, além de conseguir instalar outras aplicações nos dispositivos Android infetados, fazer spam aos contactos – também através de chamadas -, interceptar SMS e aceder ao histórico de navegação do utilizador.

Segundo as informações apuradas pela tecnológica, Portugal estava na lista de potenciais alvos do Android Loki, assim como Espanha, mas não há registo de infeções nestes dois países. Por outro lado, Alemanha, Turquia, Irão, Colômbia e Hungria estão entre as nações mais afetadas pelo malware.

«Os criadores de malware concentram-se agora em desenvolver kits especiais para a infeção de smartphones, muito sofisticados e, como acontece com o Android Lokibot, dirigidos diretamente aos sistemas das entidades bancárias para obter o maior número de benefícios possíveis», alerta em comunicado o diretor executivo da S21 Sec, Agustín Muñoz-Grandes.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados