Armazenamento definido por software conquista 63% das empresas
No próximo ano, dois terços das empresas vão começar a adotar soluções de armazenamento definido por software, de acordo com um novo estudo internacional divulgado pela Suse. O relatório indica também que um número impressionante de profissionais de TI, 95%, refere que as suas organizações querem soluções de armazenamento mais flexível; dessas, 63% planeiam implementar novas soluções definidas por software em 2018.
As principais vantagens destas abordagens são os custos de propriedade mais baixos, melhor desempenho e maior capacidade de escalar. Por outro lado, este interesse tem um efeito multiplicador, já que 75% das empresas se diz agora interessada em tecnologias open source para a infraestrutura de armazenamento.
«Não é segredo que os dados vão continuar a crescer a um ritmo elevado, por isso é imperativo que o armazenamento dos dados seja escalável e comportável», comenta Gerald Pfeifer, vice-presidente de produtos e tecnologia da Suse. «Este estudo confirma que as empresas estão ativamente a procurar soluções para fazer face a este fenómeno e o armazenamento software-defined vai ao encontro do desafio», refere.
O custo de propriedade mais baixo é, de facto, um dos maiores atrativos da tecnologia: 81% dos inquiridos referem este fator, e 72% avaliam o armazenamento com base nele. A mesma percentagem indica que todas as empresas são agora empresas de armazenamento, o que solidifica a ligação entre storage e fatores críticos de negócio.
São ainda mais as empresas (96%) que notam os benefícios da escalabilidade e 52% apontam para a melhoria do desempenho de sistema como o seu maior atrativo.
Outros benefícios expectáveis incluem a facilitação da web moderna, aplicações e serviços móveis e de big data, custos de suporte e manutenção reduzidos, apoio a modelos de negócio inovadores e facilidade de desenvolvimento.
Porque estamos na era da transformação digital, grande parte dos inquiridos refere que as novas tendências tecnológicas se alinham com o armazenamento definido por software. As empresas acreditam que a adoção de nuvem (54%) e analítica big data (50%) são tendências significativas que irão acelerar a mudança da indústria para este tipo de armazenamento.
A Suse comissionou este estudo numa altura em que está a trabalhar com o projeto open source Ceph para disponibilizar tecnologia de armazenamento definido por software que seja «inteligente, escalável e líder de mercado em termos de preço e baixo custo de propriedade».
De acordo com as previsões da consultora Markets and Markets, o mercado mundial de armazenamento definido por software vai crescer de 4,72 mil milhões de dólares no ano passado para 22,56 mil milhões em 2021, traduzindo-se num crescimento anual composto de 36,7%.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais