Partilhe nas Redes Sociais

Ascendi reforça infra-estrutura

Publicado em 2 Agosto 2016 | 1258 Visualizações

Aumentar a competitividade, por via do aumento de produtividade, é um dos objetivos que a Ascendi definiu para sustentar o projeto de desenvolvimento da nova infraestrutura de processamento e armazenamento de dados. A Ascendi procurava uma solução robusta e escalável para acomodar facilmente o crescimento do negócio, com a possibilidade de reutilização da infraestrutura existente, de forma transparente e elástica através de uma camada de virtualização.

 

A tecnologia da Fujitsu foi a escolhida para suportar este desenvolvimento, cabendo à Noesis a tarefa de liderar a implementação.

 

A Ascendi processa atualmente cerca de 1,5 milhões de transações por dia, que se transformam em cerca de 500 mil viagens por dia. De acordo com a empresa, a nova infraestrutura foi dimensionada para dar resposta às necessidades de armazenamento e disponibilização de informação, tendo em conta as características específicas da atividade de negócio, apresentando incrementos de performance técnicos na ordem dos 500%, que se traduzem em ganhos de produtividade dos colaboradores utilizadores destes sistemas.

 

Com este aumento do desempenho global dos seus sistemas, a Ascendi garante que consegue uma redução das despesas operacionais (OPEX) por via da simplicidade e flexibilidade do novo ambiente implementado. «Para os utilizadores finais, o principal benefício encontra-se na melhoria dos tempos de resposta no âmbito do Serviço de Apoio a Clientes da Ascendi», avança o comunicado divulgado pela Ascendi.

 

Pedro Pinto, diretor de Portagens e diretor de Sistemas de Informação na Ascendi, diz que a Fujitsu compreendeu as necessidades da Ascendi e contribuiu para uma abordagem «simples e flexível» da nova infraestrutura tecnológica. De acordo com o responsável, a intervenção foi essencial para a Ascendi, uma vez que assegura «as necessidades de computação e arquivo de ambientes críticos para os próximos cinco anos e promove a criação de valor e o desenvolvimento do negócio através de efetivos ganhos de produtividade e redução do TCO».

Além de pretender aumentar o desempenho global do sistema, a nova solução consegue reduzir dramaticamente a latência no acesso ao armazenamento, proporcionando uma plataforma não disruptiva com os sistemas e bases de dados já em utilização. A plataforma de virtualização garante paralelamente a possibilidade de disponibilização de todos os sistemas não produtivos em máquinas virtuais.

 

«A Fujitsu desenvolveu para a Ascendi uma plataforma de armazenamento totalmente flexível e capaz de acompanhar o crescimento do negócio nos próximos anos, tendo assegurado uma evolução não disruptiva dos sistemas e bases de dados já em uso por forma a garantir a continuidade do negócio e a redução na duração do projeto», sustenta Carlos Barros, Director-Geral, Fujitsu Technology Solutions.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados