Partilhe nas Redes Sociais

Balcão Único do Prédio acolhe mais de um milhão de propriedades

Publicado em 3 Janeiro 2023 | 179 Visualizações

O Balcão Único do Prédio (BUPi) termina o ano com mais de um milhão de propriedades identificadas. 2022 foi o ano em que a plataforma mais cresceu, com 75% do total das propriedades que lá constam a serem identificadas apenas neste ano.

Como explica o Governo, mais de 162 mil pessoas já identificaram as suas propriedades de forma gratuita no âmbito do projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, que vai permitir uma maior valorização e conhecimento do território.

A plataforma já está presente em 143 dos 153 municípios que não dispõem de cadastro predial e soma mais de 872 técnicos habilitados registados. Os municípios de Proença-a-Nova, Bragança, Viseu, Sertã e Tondela estão entre os que mais contribuíram para este resultado. Finalizaram já, entre si, mais de 155 mil processos de Representação Gráfica Georreferenciada.

Carla Mendonça, coordenadora da eBUPi, sublinha que o projeto só tem avançado no terreno «graças a um trabalho colaborativo muito próximo entre várias entidades e ao contributo de milhares de cidadãos, que têm contribuído para esta missão». 

O BUPi nasceu em 2017, como projeto-piloto em 10 municípios. Avançou para a expansão em 2021, concentrado nos municípios sem cadastro predial. No ano passado foram lançados os prémios BUPi 2022, que têm inscrições abertas e cujos vencedores vão ser conhecidos em março. Pretendem distinguir quem mais se destacou durante o ano, nesta comunidade, entre técnicos habilitados, municípios e Comunidades Intermunicipais. 


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados