Bosch escolhe Braga para desenvolver novo software de segurança para veículos
A Bosch anunciou que escolheu Portugal, e as instalações de Braga, para fixar uma nova equipa de desenvolvimento de software de nova geração, para sistemas de segurança automóvel. Esta nova equipa vai ser criada no início de 2023, e arrancará com 20 engenheiros de software, mas o plano passa por recrutar mais 60 perfis especializados até ao final do próximo ano. A unidade vai dedicar-se ao desenvolvimento de software embebido para airbags e travões.
«Portugal continua a ser estratégico para a Bosch e a área de I&D tem sido a nossa prioridade nos últimos anos, e assim pretendemos continuar», destaca Carlos Ribas. «Este novo projeto é mais um reconhecimento das nossas competências. Vai permitir diversificar ainda mais as nossas áreas de desenvolvimento e continuar a criar, a partir de Portugal para o mundo”, acrescenta o representante da Bosch em Portugal e Administrador Técnico da Bosch em Braga.
A Bosch tem uma tradição longa no desenvolvimento de soluções de segurança automóvel e assistência ao condutor, onde se integram sistemas ABS e ESP (controlo de estabilidade), bem como sistemas de segurança passiva, como unidades de controlo eletrónico para airbags e sensores para cintos de segurança, ativados em caso de colisão.
A empresa explica que o seu sistema de proteção de ocupantes é constituído por sensores periféricos e uma peça central inteligente – a unidade de controlo do airbag. Com base nos sinais do sensor, esta unidade deteta a intensidade e a direção de uma colisão, ativando os mecanismos de proteção no veículo, por exemplo, pré-tensores do cinto de segurança e airbags.
Após uma colisão, o sistema envia também um sinal para interromper o fornecimento de combustível ou, no caso dos veículos elétricos, para desligar a bateria e o circuito de alta tensão. Para além disso, encaminha informações sobre o acidente para outros sistemas do veículo, para que uma situação de emergência possa rapidamente ser comunicada às autoridades, com a localização do veículo. Desde o início da produção em grande escala, a Bosch fabricou mais de 250 milhões de unidades de controlo de airbag.
O desenvolvimento da tecnologia e o aumento do número de sensores nas viaturas pode levar as capacidades destas soluções mais longe e permitir que airbags, tensores de cinto e outras funções do veículo interajam de forma ainda mais eficaz.
«Essa interação pode permitir que o sistema reconheça rapidamente um acidente iminente e, por exemplo, coloque automaticamente os ocupantes do veículo numa posição que reduza o risco de ferimentos antes da colisão real», exemplifica a Bosch.
No início do próximo ano (nos dias 13 e 14 de janeiro), a Bosch promove em Braga um evento de recrutamento, já a pensar também nesta nova unidade. Para a nova unidade de I&D a empresa procura principalmente candidatos que possam assumir funções como software engineer, software developer, software architect e embedded software engineer. As inscrições para participar estão abertas até 20 de dezembro.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais