Partilhe nas Redes Sociais

Cellnex compra torres da Nos. Já detinha infraestruturas da Altice

Publicado em 14 Abril 2020 | 1143 Visualizações

A NOS anunciou a venda da sua empresa de torres de comunicações, a Nos Towering, à Cellnex, numa operação que visa dar folga financeira à operadora para continuar a investir no sector. A transação deve permitir à Nos um encaixe financeiro de 550 milhões de euros a seis anos, estando previsto um pagamento inicial de 375 milhões de euros. 

O acordo prevê que a Nos continue a utilizar os cercas de 2 mil sites (entre torres e rooftops) para instalar as infraestruturas ativas de rede, num acordo que tem um prazo de vigência de 15 anos, renovável por iguais períodos.  

As empresas assinaram ainda um acordo segundo o qual a Cellnex vai fornecer serviços de hosting da rede ativa da Nos nas infraestrturas passivas. O acordo também prevê um aumento de perímetro de até 400 sites adicionais ao longo dos próximos 6 anos, detalha uma nota de imprensa.

«Esta operação é um passo importante na consolidação da nossa estratégia, atual e futura, de investimento na expansão, otimização e melhoria da qualidade de serviço de dados e voz móvel, de forma mais eficiente», sublinha Miguel Almeida, CEO da Nos. 

Recorde-se que em janeiro deste ano também a Meo fez negócio com a espanhola Cellnex, a quem vendeu 25% da participação que ainda detinha na empresa que gere a sua rede passiva de comunicações móveis. 

O resto da capital da Omtel era controlado desde 2018 por um fundo que reúne a Morgan Stanley e uma empresa detida por Pires de Lima e Sérgio Monteiro, que na mesma altura também vendeu a sua participação de 75% à Cellnex. O negócio valeu 800 milhões de euros. 

Em 2019 também a Vodafone decidiu criar uma empresa no seio do grupo para agregar e gerir conjuntamente estas infraestruturas passivas. Esta nova empresa do grupo Vodafone deveria estar a funcionar até maio deste ano e de Portugal integrará 3400 torres, adiantava a operadora à data do anúncio à Exame Informática.


Publicado em:

Mobilidade

Etiquetado:

Alticecellnextorres

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados