Check Point junta-se à Intel para melhor segurança em ambientes IoT
A Check Point Software Technology anunciou uma nova colaboração com a Intel, nos termos da qual o Check Point Quantum IoT Protect passa a ser disponibilizado dentro da nova plataforma da Intel para programadores de dispositivos IoT, a Intel Pathfinder for RISC-V.
A Intel Pathfinder para RISC-V é uma nova plataforma para arquitetos e programadores de software de sistemas SoC (system on a chip) para definir novos produtos IoT. Com a inclusão da Check Point Quantum IoT Protect dentro da plataforma, os fabricantes de dispositivos IoT passam a poder integrar segurança desde o início do ciclo de vida do produto.
A Check Point Quantum IoT Protect, com tecnologia Nano Agent, é uma solução de proteção integrada, que identifica e previne ataques em tempo real. Como destaca a empresa, assegura 100% do firmware, incluindo componentes de terceiros, sem afetar o desempenho dos dispositivos IoT.
As empresas defendem que a iniciativa é um passo para mudar aquilo que acontece ainda na maior parte dos casos, em que a cibersegurança é uma preocupação posterior no processo de conceção de dispositivos IoT, como câmaras IP, routers, sistemas HVAC, dispositivos médicos.
Com pouco poder de processamento e armazenamento, estes dispositivos deixam pouco espaço para o tradicional software de segurança. Outros executam sistemas operativos mais antigos que não podem ser corrigidos, utilizam senhas fracas ou padrão, e não são monitorizados em caso de falhas de segurança.
Ambas as limitações têm contribuído para que os cibercriminosos usem este tipo de dispositivos IoT vulneráveis como ponto de entrada em redes corporativas, para desenvolver operações laterais e ganhar acesso a informação sensível e a dados que podem explorar através de malware e de ransomware.
«Nunca foi tão importante para os criadores de dispositivos IoT dar prioridade à segurança cibernética, não só para ganhar uma vantagem competitiva ou cumprir os regulamentos emergentes, mas também para dar aos seus clientes finais segurança e paz de espírito empresarial», defende Miri Ofir, diretora de R&D da Check Point Software.
Publicado em:
NegóciosPartilhe nas Redes Sociais