Partilhe nas Redes Sociais

Cibersegurança e falhas na cadeia de fornecimento lideram preocupações das empresas portuguesas em 2022 

Publicado em 29 Abril 2022 | 336 Visualizações

O risco de falha na cadeia de fornecimento é a maior preocupação das empresas em Portugal este ano, numa análise aos principais riscos que se colocam aos negócios, conduzida pela Marsh. Se em 2021 este risco surgia apenas como o nono da tabela, os acontecimentos dos últimos meses fizeram-no ascender para a liderança. 

O tema foi apontado por 58% dos inquiridos no estudo  “A Visão das Empresas Portuguesas sobre os Riscos 2022”. Logo a seguir surgem as falhas nas medidas de cibersegurança, indicada por 51% dos inquiridos, e que esteve no topo da mesma tabela durante os quatro anos anteriores. 

A pandemia continua também presente na mente dos gestores, que continuam a temer os efeitos da propagação rápida de doenças infeciosas (48%), bem como os choques nos preços dos produtos (commodities), apontados por quase metade (47%) dos ouvidos, tal como a inflação (45%). 

Note-se, no entanto, que a pandemia era em 2021 a segunda preocupação mais referida. Passou agora para quarto lugar da tabela, um dado que pode refletir o facto de no último ano o número de empresas que dizem ter sido impactadas pela pandemia ter também diminuído, de 25% para 16%.    

A importância de gerir risco parece ser um tema já bem entendido pelas empresas, com 86% a referir que dá importância suficiente ao assunto (86%) e quase metade (44%) a assegurar que dá uma elevada importância à gestão de riscos. Mais de um terço das empresas (37%) assegura que o seu orçamento para esta área aumentou até em 2022. Ainda assim, o estudo também revela que o número de empresas que não se foca nesta questão cresceu de 9% para 14%, durante o último ano, voltando a níveis pré-pandemia. 

A pesquisa da Marsh foi realizada entre dezembro do ano passado e janeiro de 2022 e contou com a colaboração de 115 representantes de empresas de várias dimensões e sectores. 


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados