Partilhe nas Redes Sociais

CMU Portugal tem 12 bolsas para doutoramentos em TIC

Publicado em 20 Fevereiro 2023 | 481 Visualizações

Até final de março, o Programa Carnegie Mellon Portugal tem abertas candidaturas para atribuir um máximo de 12 bolsas de doutoramento na área das Tecnologias da Informação e Comunicação. 

As bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito da iniciativa “Programas de Doutoramento Afiliados”, que avança para a terceira edição e que conta neste momento, das edições anteriores, com 21 alunos ativos em oito instituições de ensino superior. 

São elegíveis alunos aptos para doutoramento numa Universidade portuguesa, no âmbito das áreas de atuação do Programa CMU Portugal. As áreas em questão são Ciências da Computação, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia e Políticas Públicas, Interação Pessoa-Máquina, Tecnologias de Língua Falada, Robótica e Engenharia de Software.

As bolsas de doutoramento a atribuir têm uma duração de 4 anos, onde se inclui um período de até 12 meses para investigação na Carnegie Mellon University nos Estados Unidos. Essa estadia é totalmente financiada pela FCT, através do Programa CMU Portugal. 

A iniciativa visa também incentivar a ligação entre os candidatos e o tecido empresarial português, pelo que no processo de seleção são privilegiados candidatos com planos de tese que prevejam uma colaboração com uma empresa nacional da sua área tecnológica: 

O Instituto Superior Técnico, FCT NOVA, FCSH-UNL, ISCTE, FEUP, FCTUC, Universidade de Aveiro e Universidade de Coimbra são as instituições que neste momento já recebem doutorandos abrangidos pelas bolsas atribuídas pelo programa. Neste grupo de doutorandos há projetos realizados em colaboração com empresas como a Unbabel, OutSystems ou NOS. 


Publicado em:

Talento

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados