Partilhe nas Redes Sociais

Conferências e talks para acompanhar as últimas tendências TI online

Publicado em 8 Abril 2020 por Cristina A. Ferreira - Ntech.news | 1263 Visualizações

reunião evento digital

Num ano “normal” os meses de primavera são ricos em eventos, oportunidades de networking, lançamentos de tecnologia e reflexões sobre tendências. Nos dias que correm tornou-se normal fazer tudo, ou quase tudo, à distância e muitos eventos seguiram a tendência. 

Nem tudo são cancelamentos ou adiamentos. Várias empresas, consultoras e outras organizações repensaram o modelo dos eventos que tinham preparado para estes dias e mantiveram a agenda. Hoje ficam algumas propostas. Nem tudo é igual é certo, sobretudo ao nível do networking, mas também não precisa de ser tudo diferente. Pelo menos estar a par das tendências e novidades do mercado não deixou de ser possível com a pandemia. 

IDC converte eventos presenciais em webinars 

A IDC Portugal é uma das entidades com uma agenda regular de eventos, já adaptada ao modo remoto e convertidos em webinars, numa série que a consultora designa por Future of Enterprise Response to COVID-19​. O próximo acontece no dia 21 de abril e estará focado no futuro do trabalho. As inscrições podem ser feitas aqui. No site estão detalhados os eventos seguintes. Em abril há outros quatro. 

Quem aprecia os formatos TED também pode aproveitar estes tempos mais caseiros para rever algumas das talks mais marcantes destes populares eventos que correm o mundo, mas não só. 

A organização está agora a promover eventos diários sobre o impacto económico da pandemia, à luz de diferentes perspetivas. As sessões TED Connects são de acesso gratuito e acontecem ao vivo, para promover a partilha de ideias e ajudar a encontrar caminhos, neste tempo de muitas perguntas e poucas respostas. A agenda semanal de oradores vai sendo partilhada na mesma área do site onde é possível assistir às transmissões.

Outra iniciativa interessante, neste caso a nível local, é a que junta a Startup Portugal à escola francesa de programação Le Wagon. Chama-se Stay Home, Kepp Growing e pretende dinamizar conteúdos de interesse para o ecossistema do empreendedorismo. Quem tiver conteúdos interessantes pode propô-los para subirem à plataforma. As sessões são sempre emitidas às 19 horas e já há várias em agenda para as próximas semanas. Aqui pode consultar a agenda.  

Recordamos ainda o ciclo de webinars da Nova IMS sobre os possíveis contributos da inteligência urbana no combate à pandemia. Esta quarta-feira decorre a primeira sessão, mas estão previstas outras

UXLX e Future.Works na sua sala 

A User Experience Lisbon assumiu-se há muito como a principal conferência em Portugal sobre usabilidade, sendo também já uma referência a nível europeu. É um dos eventos locais que para manter a data teve de mudar o formato. Estava prevista para 19 a 22 de maio na FIL, mas já se transformou num evento online. Mantém os quatro dias de agenda e promete 60 horas de workshops online intensivos e talks inspiracionais. Mais informações aqui

Outra conferência adiada por tempo indeterminado é a Future.Works, mas a organização garante que está a rever formatos e promete eventos remotos para breve. Se não antes, para a última semana de abril no âmbito da Remote Tech Week que já tem alguns nomes confirmados, detalhados aqui.

Grandes eventos internacionais também foram repensados

Ainda sem data marcada, o maior evento da SAP a nível mundial também migra este ano para um formato digital. No site do SAPPHIRENow a empresa explica que quando o contacto cara a cara não é possível, os executivos de topo da SAP comunicam a visão e a estratégia da empresa de forma única e numa experiência digital. 

Outro evento importante da empresa é o SAP Ariba Live que migrou para o mesmo formato. Neste caso a SAP optou por disponibilizar as apresentações previstas na agenda como vídeos on demand, que estão disponíveis no site. Em Portugal, o maior evento anual da tecnológica é o SAP Now, que este ano já não estava previsto avançar. 

E por falar em grandes eventos convertidos ao formato online, foi também isso que aconteceu com a conferência anual de programadores da Microsoft, a Build. Se quer fazer parte da experiência digital que se promete para este ano, já é possível fazer o registo. Entretanto reserve espaço na agenda entre os dias 19 e 21 de maio. 

Igualmente desenhada para a programadores é a React Summit em Amesterdão, que reagendou a versão «física», mas decidiu lançar também uma versão digital, com direito a After Party virtual e tudo. Mantêm-se as datas de 14 a 17 de abril na versão remota. Os três primeiros dias estão reservados a workshopsDia 17 de abril é a conferência, com 25 oradores confirmados.

Para encontrar mais eventos pode consultar sites que os agregam, como o Calendall, ainda com poucas propostas para quem procura eventos ligados à tecnologia, ou o popular Eventbrite. O ItJobs é outra opção.  

Para aproveitar ao máximo o tempo do isolamento social veja também as nossas sugestões de webinars gratuitos e de cursos para fazer totalmente online e sem sair de casa.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados