CTT investem em startups com soluções de realidade aumentada e IoT
O fundo de investimento lançado pelos CTT, o TechTree, investiu em duas startups portuguesas com soluções na área das operações e logística. Os projetos escolhidos para estes investimentos são a KIT-AR, uma empresa da área de realidade aumentada para a produção industrial e a Sensefinity, da área da logística.
Mais especificamente, a KIT-AR desenvolveu uma plataforma que reduz erros de produção na indústria, usando realidade aumentada e inteligência artificial para expandir as capacidades no chão de fábrica e tornar o trabalho aí realizado mais eficiente.
A Sensefinity está a desenvolver uma plataforma de Internet of Things para fornecer métricas de mercadoria e bens críticos em tempo real às empresas, que lhes permitam melhorar a visibilidade sobre a sua cadeia de fornecimento.
«A KIT-AR e a Sensefinity podem contribuir para uma maior eficiência na atividade dos CTT», admitiu João Bento, CEO dos CTT, assegurando que os correios vão continuar à procura de startups para investir.
.
O Fundo TechTree tem uma dotação de 5 milhões de euros para investir em startups e pequenas e médias empresas, especialmente aquelas que se concentrem nos setores alinhados com as prioridades de atuação dos CTT, como o e-commerce, operações & logística, comunicações, fintech, retalho e publicidade. Os correios admitem também a possibilidade de vir a partilhar futuros investimentos com outros investidores.
O acompanhamento dos investimentos realizados através do fundo vai ficar a cargo do programa 1520 StartuProgram. Este programa de interação, criado pela empresa, já mapeou mais de 1800 empresas, contando com 29 projetos atualmente em curso: 12 em parcerias comerciais, 17 em projetos de co-criação (4 em piloto técnico e 13 em produção) e 1 aquisição – Recibos Online.
Publicado em:
StartupsPartilhe nas Redes Sociais