De pequeninos se formam os gestores do futuro
O Young Business Talents é a maior competição europeia para alunos do ensino secundário e acontece, simultaneamente, em Portugal, Espanha, Grécia e Itália.
Através de um simulador de gestão, os jovens assumem o papel de directores-gerais da empresa e analisam, planeiam e controlam virtualmente a gestão das áreas de finanças, produção, recursos humanos, marketing e comercial, desenvolvendo competências fundamentais para serem futuros gestores.
Organizado pela Nivea com o apoio tecnológico da PRAXIS MMT e apoiada pela Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário e pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, a segunda edição do Young Business Talents decorreu entre Novembro de 2014 e Maio de 2015.
O Young Business Talents pretende apoiar os alunos no desenvolvimento de novas competências e habilidades que os vão ajudar no percurso profissional e pessoal. «No Young Business Talents, incentivamos e acreditamos numa gestão orientada para os resultados. Sabemos, por experiência, que a tecnologia nas várias vertentes é fundamental na gestão. Seja em ferramentas tecnológicas, que nos permitam uma melhor gestão da informação e logo maior capacidade de decisão, seja em ferramentas tecnológicas que nos permitem maximizar a produção. Todas estas vertentes estão contempladas no simulador e são decisões que os jovens gestores devem tomar, tendo em conta as suas consequências e benefícios», esclarece Diogo Soveral, director da Praxis MTT Portugal.
Toda a competição assenta sobre um simulador virtual. De acordo com este responsável, este simulador está pensado para que a informação de gestão seja apresentada e organizada, com base nos melhores e mais avançados sistemas de informação. Neste sentido, o primeiro contacto com os números da gestão por parte dos alunos é nivelado por cima. Por outro lado, há um conjunto de decisões durante a simulação, onde os alunos podem optar por apostar em tecnologia nas diferentes áreas, e perceber as vantagens e os resultados dessa decisão. «O simulador é uma emulação de um sector real, onde os resultados se sustentam no balanço e vendas da empresa, semelhante à realidade empresarial, sendo que as equipas participantes concorrem tal como no mundo real, umas contra as outras, respeitando o princípio da interferência, onde as decisões de uma empresa são influenciadas pelas decisões dos concorrentes», sustenta Diogo Soveral.
Através do modelo de simulador MTT31, que segundo ele é um dos mais completos do mercado, os jovens gestores poderão tomar mais de 130 decisões de gestão estratégica, desde o marketing, até aos recursos humanos e finanças.
O director da Praxis MTT Portugal admite que este modelo de simulador tem características que o tornam único, nomeadamente a interferência – não efectua julgamentos prévios das decisões tomadas. Cada decisão será melhor ou pior comparativamente às decisões das empresas concorrentes, tal como acontece na vida real.
A segunda edição do Young Business Talents em Portugal contou com 2115 participantes do ensino secundário e 134 professores que apoiaram os alunos na sua participação, provenientes de 158 escolas públicas e privadas em Portugal, de norte a sul do país e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Entre as escolas com mais equipas participantes contam-se aSecundária Domingos Sequeira, em Leiria, com 41 e a Didáxis – Cooperativa de Ensino, de Braga, com 19.
Do Porto, há 28 escolas participantes, de Lisboa, há 27, de Aveiro, 11, de Braga, nove, de Viseu, há sete, do Algarve, Coimbra, Leiria e Vila Real há, respectivamente, quatro. Em Castelo Branco, Madeira e Açores há, respectivamente, duas escolas envolvidas. Loures, Beja e Portalegre contam cada uma com uma escola participante.
A competição Young Business Talents está organizada de forma a distinguir, numa primeira fase, as 15 equipas que ficaram em primeiro lugar dentro dos seus grupos. Cada equipa vencedora é premiada, sendo que o factor que determina a classificação é o lucro acumulado da empresa ao longo da simulação. Depois de apurados os 15 vencedores, destacam-se os cinco grandes vencedores, isto é, as cinco equipas com maior lucro acumulado.
Na segunda edição do Young Business Talents, a equipa com maior lucro acumulado e que conquistou o primeiro lugar foi a SERPENTARIUS, da Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos de Santarém. Os alunosRicardo Suissas, Daniela Faria, Augusto Cunha e Maria Martins – com o acompanhamento da professora Isabel Neves – conseguiram traçar as melhores estratégias de gestão, que deram origem a melhores resultados de forma consistente durante os três anos de gestão da empresa.
Satisfeito com a prestação da sua equipa, nesta competição, Augusto Cunha, da SERPENTARIUS, equipa vencedora, considera que este desafio permitiu tomar as principais decisões de gestão numa empresa, isto é, que produto produzir, em que mercado vender, a que preço vender, que salários pagar aos funcionários, em que meios de comunicação publicitar os produtos, que descontos efectuar. «A par disso, ainda víamos o reflexo destas decisões nos resultados da nossa empresa face às empresas concorrentes», explica o aluno. A caminho de Madrid para representar Portugal, António Cunha admite que a gestão é para si e para todos os elementos da sua equipa uma disciplina importante e que deveria figurar nos currículos, já que «independentemente da área profissional em que viermos futuramente a trabalhar, é importante saber gerir uma empresa».
As simulações de gestão só fazem sentido se respeitarem três princípios base:
Resultados – o exercício de simulação só se consegue aproximar da realidade se não tiver uma chave certa de gestão onde os participantes são melhores ou piores caso se aproximem mais ou menos dessa chave certa de gestão, previamente definida.
Tentativa-erro – No ciclo da aprendizagem, é fundamental a oportunidade de errar, perceber e voltar a fazer.
Interferências – este é talvez o princípio mais importante e diferenciador dos simuladores Praxis MMT. Respeitar o princípio de interferência é respeitar o princípio da concorrência empresarial.
Publicado em:
TalentoPartilhe nas Redes Sociais