Partilhe nas Redes Sociais

Defesa Nacional alvo de hackers

Publicado em 16 Março 2017 | 1777 Visualizações

O Instituto da Defesa Nacional foi alvo de um ataque informático. A informação já foi confirmada pela tutela, que reconhece mais duas intrusões no mesmo organismo.

Os dois episódios anteriores terão acontecido ao longo do ano passado e tal como o mais recente não tiveram consequências, garantiu à Lusa fonte do Ministério da Defesa Nacional. Ambos aconteceram em março de 2016.

O ataque agora noticiado terá sido o primeiro do género registado pelo MDN este ano, que identificou atividades suspeitas em pelo menos dois computadores no mês de fevereiro e já em março. Foi possível resolver o problema sem perdas de informação ou outras consequências, garante o ministério.

O Instituto de Defesa Nacional tem como principal missão o «apoio à formulação de pensamento estratégico nacional, assegurando o estudo, a investigação e a divulgação das questões de segurança e defesa», conforme se detalha no site do organismo.

Esta quarta-feira tinha sido anunciada a detenção de um jovem de 16 anos por suspeitas de crimes de acesso ilegítimo e sabotagem informática. De acordo com informação divulgada pela Polícia Judiciária, a “detenção é o resultado da investigação a ataques ocorridos a diversos sistemas informáticos, na sua maioria, ligados a organismos do Estado”.

A mesma operação já tinha identificado e detido outros suspeitos dos mesmos crimes. Não há informação sobre uma possível relação entre os dois casos.

 

 


Publicado em:

Atualidade

Etiquetado:

ataqueDefesahackers

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados