Dynabook estreia tecnologia para filtrar automaticamente luz azul dos ecrãs

A Dynabook está a implementar uma nova tecnologia de ecrãs nos seus equipamentos, que vai estrear com o Portégé X40L, o primeiro notebook da marca a implementar tecnologia que permite suprimir a emissão de luz azul dos ecrãs e manter a fidelidade das cores.
O ecrã IPS Eyesafe-certified faz automaticamente a filtragem da luz azul e elimina a necessidade de instalar filmes ou filtros especiais para esse efeito.
A empresa adianta que os ecrãs Eyesafe-certified vão ser usados também noutros tipos de dispositivos, «incluindo computadores portáteis para os jovens cujos olhos são mais sensíveis à luz azul».
A Dynabook sublinha os efeitos positivos da luz azul para os seres humanos, mas também lembra que os ecrãs eletrónicos elevaram a exposição a este tipo de luz para níveis que nunca existiram. Em média, e de acordo com os dados de um estudo de 2020, passamos 13 horas em frente a ecrãs eletrónicos, aumentando os riscos para a visão dessa exposição excessiva à luz azul.
As consequências dessa sobrecarga podem ser a secagem e consequentemente irritação e dor nos olhos, mas também, outros efeitos, como perturbações do sono, dores de cabeça ou visão turva, especialmente relevantes para quem passa várias horas diárias em frente a ecrãs, por necessidade profissional.
Com isso em mente, a Dynabook, que “herdou” o negócio de PCs da Toshiba, diz que quer concentrar-se «implementação de ecrãs Eyesafe-certified noutros dispositivos no futuro, incluindo os computadores portáteis mais recentes que concebemos e otimizamos para fins de estudo», detalha Maite Ramos, diretora-geral da Dynabook Iberia.
Publicado em:
MobilidadePartilhe nas Redes Sociais