É possível optimizar a gestão hospitalar com inteligência?
A Altran diz que sim. Como? A sua proposta assenta numa nova Framework de gestão e otimização financeira para hospitais, o Operating Profit & Loss Analyser (OPLA).
O OPLA é um projeto de investigação e de desenvolvimento, financiado pelo QREN que foi apresentado na conferência internacional Patient Classification Systems International (PCSI), em Outubro de 2015, tendo na sua base um estudo, no âmbito da gestão de custos hospitalares, levado a cabo por uma equipa de consultores da Altran em colaboração e com coordenação da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), da Universidade Nova de Lisboa
O software foi desenhado em parceria com a ENSP e consiste numa aplicação com duas componentes, a de Business Intelligence (BI), e a de DataMining. A primeira permite a recolha de informação financeira e operacional do hospital em causa, e a segunda possibilita a identificação de padrões de informação dos respetivos dados, podendo ser ajustado a cada hospital e a cada serviço, de forma a aumentar a precisão das projeções. Esta ferramenta permite ainda à gestão do hospital e aos gestores de serviço conhecerem antecipadamente os custos incorridos por episódio ou serviço hospitalar, contribuindo para um melhor suporte à tomada de decisão.
Marco Ferreira, diretor de Energy and Life Science da Altran Portugal, explica que através deste sistema pretende-se proporcionar aos gestores hospitalares o acesso a uma ferramenta de diagnóstico financeiro, que permita «conhecer e compreender os circuitos dos lucros e das perdas, a partir do padrão de desempenho do centro hospitalar».
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais