Partilhe nas Redes Sociais

Eaton reforça oferta com supercompensadores

Publicado em 26 Fevereiro 2016 | 1052 Visualizações

O nome parece estranho, mas no mercado energético os supercompensadores são uma mais valia importante quando associadas a uma Unidade de Alimentação Ininterrupta (UPS).

 

As soluções de UPS com supercondensadores podem ser utilizadas em ambientes com grupos de geradores, para manter a energia quando o gerador arranca. Podem ser utilizadas para proteção contra pequenas interrupções energéticas resultantes do funcionamento de sistemas de distribuição de energia a montante, tais como eventos de transferência automática e de religação automática. São ainda extremamente úteis enquanto buffers para picos, em conjunto com equipamentos que possuem requisitos de potência de pico curtos e repetitivos, como scanners de ressonância magnética.

É a estes utilizadores que a Eaton pretende corresponder com uma solução completa de energia de backup que utiliza supercondensadores produzidos pela própria marca, em vez de baterias. Quando combinados com uma UPS da Eaton, os novos supercondensadores da empresa posicionam-se como uma alternativa «conveniente e económica em aplicações onde apenas é necessária uma proteção energética de curto prazo, ou quando não é possível recorrer a soluções com baterias», destaca a Eaton em comunicado.

 Os novos supercondensadores da Eaton oferecem um vasto leque de benefícios comparativamente às baterias tradicionais, ou seja, são bastante mais leves, possuem um tempo de vida de até 20 anos a 25ºC, não necessitam de qualquer tipo de manutenção e, pelo facto de não produzirem quase calor nenhum, os requisitos de refrigeração são mínimos. Estes supercondensadores são também ideais para ambientes em que as condições de funcionamento e as elevadas temperaturas ambiente inviabilizem o uso de baterias.

 De acordo com Jussi Vihersalo, gestor de produto na Eaton, esta solução tem um preço «extremamente competitivo quando comparada com os sistemas dinâmicos de armazenamento de energia (flywheel), o que significa uma redução dos custos associados a um sistema de determinada dimensão. O maior tempo de vida útil e os menores custos operacionais dos supercondensadores conduzem a uma redução substancial do custo total de propriedade (TCO).»


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados