EDP, Siemens e Landis+Gyr vão colocar contadores inteligentes nas casas dos portugueses

A Comissão Europeia quer que daqui a três anos 80% dos contadores de eletricidade nos países da União Europeia sejam equipamentos inteligentes. O objetivo é que os consumidores possam ter um maior controlo sobre os seus consumos energéticos, o que no final deverá traduzir-se numa maior poupança energética e na redução de emissões de CO2.
Em Portugal a EDP Distribuição, em parceria com as empresas Siemens e Landis+Gyr, vai instalar um total de 800 mil contadores inteligentes. O processo de instalação já começou a ser efetuado e vai prolongar-se até 2018.
Estes novos contadores são capazes de recolher e analisar os dados de consumo, informação essa que depois poderá ser usada pela EDP para criar novas oportunidades de negócio e novas oportunidades para os consumidores.
O software que faz esta gestão de dados chama-se Energy IP e de acordo com a Siemens, que já o integra em 70 milhões de contadores de eletricidade, tem permitido otimizar e melhorar as redes de energia, incluindo através da integração de energias de fontes renováveis.
«Este projeto, em parceria com a Landis+Gyr, representa mais um passo no caminho da digitalização da rede, assegurando a alimentação do sistema Energy IP com dados de consumo fiáveis e quase em tempo real, o que permite estabelecer mecanismos de otimização da gestão da rede, bem como garantir um maior valor no serviço prestado aos consumidores finais», explica em comunicado o diretor da divisão de gestão de energia da Siemens Portugal, Fernando Silva.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais