Ericsson reforça segurança do 5G com novo módulo de hardware
A Ericsson anunciou o lançamento do Módulo de Segurança de Autenticação. A solução tem por base um módulo físico de gestão central de procedimentos de autenticação em redes do Núcleo 5G da fabricante e vai ajudar a expandir a segurança e privacidade dos utilizadores. Permite aos prestadores de serviços de comunicações armazenarem chaves criptográficas e algoritmos, num módulo de segurança de hardware.
A solução foi desenvolvida a pensar em mercados e casos de utilização que têm requisitos de segurança mais exigentes, para melhorar a privacidade dos utilizadores finais na era do 5G, garante a empresa, que espera para os próximos anos um crescimento de novos casos de utilização, em diferentes segmentos de mercado.
Deste crescimento vai resultar a necessidade de fazer a gestão em massa de diferentes subscrições e uma diversidade de acessos. O MSA suporta multiacessos (3G/4G/5G) e está pré-integrado no Núcleo de 5G de modo dual e nos mecanismos de autenticação de subscritores da Ericsson, para além de estar em conformidade com o 3GPP.
O 5G e o crescimento da digitalização da indústria, com destaque para as implementações de rede com base na nuvem, lembra a Ericsson, vão aumentar requisitos em matéria de soluções para proteger chaves de encriptação e algoritmos na autenticação de subscrições, um desafio a que a nova solução quer também dar resposta. Os desenvolvimentos potenciados pelo 5G, em áreas como a IoT e a indústria 4.0 e os novos casos de utilização que devem surgir nestas áreas são exemplos apontados pela empresa.
Publicado em:
MobilidadePartilhe nas Redes Sociais