Partilhe nas Redes Sociais

ESI Robotics desenvolve tecnologia inovadora para fabrico aditivo na indústria

Publicado em 10 Julho 2023 | 344 Visualizações

A ESI Robotics garantiu um financiamento de 626 mil euros para desenvolver uma nova célula robótica de fabrico aditivo, no âmbito do projeto mobilizador INOV.AM – Inovação em Fabricação Aditiva. 

Esta nova célula vai permitir a produção de peças com materiais reciclados, recicláveis e excedentes de outras indústrias, como a cortiça, caroço de azeitona, arroz, entre outros. Vai ser aplicada à manufatura aditiva de peças em grande escala, com controlo de temperatura e humidade, para garantir a qualidade de produção das peças.

Como explica a empresa, a solução pioneira combina as vantagens do fabrico aditivo com automação robótica. Integra um robô industrial, sistemas de controlo e «software de última geração para garantir uma produção com maior fluxo, contínua, precisa e de alta qualidade».

Segundo a mesma fonte, a célula adapta-se facilmente a diferentes geometrias e requisitos específicos, para permitir uma maior eficiência e personalização no fabrico aditivo. 

Esta é uma área onde a ESI Robotics já tem experiência. Num projeto desenvolvido para a Movecho, a companhia afirma ter criado a maior célula de fabricação do país.

«O projeto INOV.AM oferece-nos a oportunidade de demonstrar as vantagens práticas do fabrico aditivo e da robótica avançada», Gil Sousa, cofundador da ESI Robotics.

No mesmo projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, estão também a Movecho, DONE Lab, Periplast, LCR Perfis e Norcam.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados