Força de trabalho móvel pode ser ameaça

Três quartos das empresas não têm implementada qualquer ferramenta de segurança para documentos, deixando-os expostos a ameaças de segurança.
A conclusão surge no mais recente White Paper da IDC, patrocinado pela Oki Europe Ltd, segundo o qual as empresas na Europa têm uma necessidade crítica de acesso seguro às informações “a qualquer hora e em qualquer lugar” para manter e aumentar a produtividade no local de trabalho.
No entanto, o mesmo estudo dá ainda conta que «três quartos das PME não utilizam qualquer ferramenta de segurança de gestão documental, ficando potencialmente expostas a vírus e outras ameaças de segurança».
A IDC prevê que até 2018 «cerca de 75% da força de trabalho desempenhe as suas funções a partir de dispositivos móveis, fora do escritório».
Confrontados com o acesso a um maior volume de informações digitalizadas, a IDC alerta «que as empresas precisam de prestar mais atenção ao acesso e à segurança dos dados».
O estudo, desenvolvido por Jacqui Hendriks, diretora da divisão de investigação e consultoria dos European Managed Print Services and Document Solutions da IDC, confirma que «a crescente força de trabalho móvel e a alteração dos padrões de trabalho dos funcionários estão a ter um impacto transformacional na impressão e gestão de documentos».
Esta força de trabalho e a procura do mesmo «a qualquer hora, em qualquer local tem tido um impacto profundo nas empresas de hoje», segundo refere Terry Kawashima, diretor-geral da OKI Europe Ltd.
«Como resposta, as empresas precisam de manter os funcionários produtivos, através da introdução de fluxos de trabalho digitalizados mais eficientes e da implementação de controlos para proteger dados confidenciais. Como o White Paper da IDC destaca, há uma clara e urgente necessidade de equipamentos que ajudem a proteger contra ameaças externas, com impressão segura a partir de dispositivos móveis», recorda o mesmo responsável.
Publicado em:
MobilidadePartilhe nas Redes Sociais