Partilhe nas Redes Sociais

Ford investe mil milhões na Argo AI

Publicado em 13 Fevereiro 2017 | 1208 Visualizações

A Ford Motor anunciou um plano de investimentos a cinco anos no valor de mil milhões de dólares (940 milhões de euros) na empresa de inteligência artificial Argo AI, com foco na futura indústria de carros autónomos. A equipa que está a desenvolver o sistema de condução virtual da Ford, com base em aprendizagem de máquina, será combinada com os engenheiros da Argo AI para criar uma plataforma inteiramente nova. A Ford planeia lançar os primeiros carros totalmente autónomos em 2021 e virou-se para a Argo AI porque esta startup foi criada por ex-executivos da Google e da Uber, que também estão a investir milhões no novo segmento. Um pormenor interessante é que a gigante de Detroit não põe de lado vir a licenciar esta plataforma a outras empresas que queiram entrar no mercado.

«A próxima década será definida pela automação dos automóveis, e os carros autónomos terão um impacto tão significativo na sociedade quanto a linha de montagem da Ford teve há 100 anos», afirmou o CEO da Ford, Mark Fields, no anúncio do investimento. A Argo AI foi fundada por Bryan Salesky, ex-líder da equipa autónoma da Google e agora CEO, e Peter Rander, que saiu da Uber para assumir o cargo de diretor de operações. Ambos estudaram no Carnegie Mellon National Robotics Engineering Center.

O investimento é significativo, principalmente quando comparado aos montantes que rivais como a General Motors estão a injetar neste segmento. Mark Fields nem precisou de muito para justificar o racional do acordo. «À medida que a Ford se expande para se tornar uma companhia de carros e mobilidade, acreditamos que investir na Argo AI irá criar valor significativo para os nossos acionistas, ao fortalecer a liderança da Ford no lançamento de carros autónomos no mercado a curto prazo e ao criar tecnologia que poderá ser licenciada a outros no futuro.»

A construtora passará a ser a maior acionista da Argo AI, ainda que a startup mantenha as sua operações de forma independente. Aliás, os seus colaboradores também terão uma participação na estrutura acionista da empresa, de forma a «partilharem o seu sucesso», dizem as companhias. No final de 2017, a Argo AI terá cerca de 200 colaboradores na sede (em Pittsburgh, Pensilvânia, onde se localiza a universidade Carnegie Mellon), em Silicon Valley e na parte sudeste do estado do Michigan.

Salesky, CEO da startup, considera que estamos num ponto de inflexão no que respeita ao uso de inteligência artificial em múltiplas aplicações e que os carros autónomos irão mudar de forma radical a mobilidade de bens e pessoas. «Sentimo-nos entusiasmados pelo compromisso e visão da Ford para o futuro da mobilidade, e acreditamos que esta parceria permitirá que os carros autónomos sejam comercializados e entregues em escala, para alargar a mobilidade a preços acessíveis a toda a gente», declarou o responsável.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados