Francisco España vai dirigir área de startups e nativos digitais da Microsoft Portugal

A Microsoft Portugal nomeou Francisco España para diretor executivo de Startups e Nativos Digitais. Depois de já ter passado por vários cargos em multinacionais, o responsável estava, antes de assumir a nova função, na Defined.ai, fundada por Daniela Braga.
Francisco España era diretor-geral da Defined.ai, projeto criado por uma portuguesa, mas que tem sede nos Estados Unidos, e na empresa também desempenhou o cargo de vice-presidente de Estratégia Corporativa e Desenvolvimento de Negócios.
Nos últimos 16 anos, o responsável passou ainda por vários cargos nas áreas de estratégia, vendas e parcerias. Nos 10 anos que viveu nos Estados Unidos também passou pela Cisco, em funções ligadas às áreas de produto, operações e serviços mas, curiosamente, foi na Microsoft que iniciou a carreira profissional, como engenheiro de software.
Nas novas funções, o responsável vai liderar a estratégia da unidade de startups e nativos digitais da subsidiária portuguesa da Microsoft, com espaço no Conselho de Administração da organização liderada por Andres Ortolá.
«O ecossistema de startups está num ponto de inflexão muito significativo. Desde a captação de investimento, ao talento, modelos operacionais e estratégias de negócio, o mercado está a exigir mudanças», sublinha España.
«É fundamental identificar as transições do mercado para criar as oportunidades certas para as startups e scaleups», acrescenta, sublinhando o papel que a tecnologia da Microsoft pode ter para estas empresas e num momento como o atual.
A Microsoft mantém, desde 2018, a iniciativa Microsoft for Startups, que assenta numa rede de parceiros globais e que ajuda a acelerar novos projetos. O programa estende-se a Portugal, onde também há um Memorando de Entendimento estabelecido com o Governo Português (em 2022), que fez nascer dois programas de aceleração: Fintech 365 e Portugal SES. Segundo a empresa, daqui resultaram nos últimos dois anos, 11 oportunidades de negócio entre clientes e startups nacionais e internacionais.
No ano passado, a companhia estendeu também a Portugal o Microsoft for Startups Founders Hub, um programa que apoia startups com recursos técnicos e comerciais, que ajudem a acelerar a sua expansão sustentável, que já chega a 150 startups portuguesas.
Publicado em:
StartupsPartilhe nas Redes Sociais