Gémeos digitais ganham destaque no sector aeroespacial e da defesa
No último ano de atividade, os investimentos das empresas do sector aeroespacial e da defesa em tecnologia de digital twins aumentou 40% e responde já hoje por 2,7% das receitas dessas empresas, segundo apurou o estudo ‘Mirroring Reality: Digital Twins in aerospace and defense’, da Capgemini.
A tendência, sublinha a consultora, reflete a confiança crescente das empresas destes sectores nos benefícios da tecnologia nas diferentes áreas da sua cadeia de valor, desde o desenvolvimento dos produtos à fase de produção, passando pelas operações.
Dois terços das empresas inquiridas pelo estudo também destacam o contributo da tecnologia digital twins como facilitadora para o alcance de metas de sustentabilidade.
As conclusões do estudo revelam igualmente que as empresas do sector da A&D que adotaram tecnologia de digital twins aceleraram as respetivas jornadas de transformação digital e recolheram os benefícios de adicionar inteligência às suas operações.
Numa pesquisa anterior, o Research Institute da Capgemini tinha apurado também que 73% das empresas de A&D têm já um roteiro a longo prazo para a tecnologia digital twins, quando há um ano só 57% tinham. Quase dois terços (61%) encaram agora a tecnologia digital twins como uma peça estratégica para a transformação digital global dos seus negócios, contra 51% em 2021.
As principais motivações para investir em gémeos digitais são o avanço tecnológico (78%), a otimização de custos (71%), a redução do tempo de comercialização (70%), o aumento das vendas (63%) e o fornecimento de um ambiente avançado de formação para os colaboradores (68%).
A tecnologia de digital twins permite validar virtualmente cada etapa do processo de conceção e desenvolvimento de produtos, reduzindo a prototipagem, bem como o tempo e os custos de testagem. A tecnologia tem ainda um papel importante na eficiência dos motores existentes e na sua utilização mais eficiente, permitindo reduzir significativamente as emissões de carbono.
O estudo valida a importância dada pelas empresas à implementação da tecnologia de digital twins logo na fase de projeto, com 47% dos inquiridos a defenderem que essa aposta conduz a benefícios no curto prazo. Já 39% concordaram que também otimizará as cadeias de abastecimento e 33% defendem que apoiará os processos de engenharia de produção no curto prazo.
«As empresas do sector A&D começam a compreender que a tecnologia digital twins tem um valor que vai muito além da criação de modelos 3D de produtos e soluções. O verdadeiro potencial desta tecnologia é ser capaz de simular com precisão cada etapa do processo de criação, desde a conceção até à produção, passando pelas operações e respetivas aplicações no mundo real», destaca Lee Annecchino, Global Industry Lead for Aerospace & Defense da Capgemini.
«Se o investimento nesta tecnologia continuar a aumentar, tal como o nosso estudo prevê, a tecnologia digital twins possibilitará a automatização em todos os pontos da cadeia de valor, gerando reduções significativas de custos e impulsionando a inovação», acrescenta o mesmo responsável.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais