Glintt desenvolve projeto em parceria com Samsung
A tecnológica nacional Glintt está a desenvolver um projeto piloto de mobilidade no sector da saúde, em parceria com a Samsung Coreia. O projeto baseia-se no software Bed Side Suite, que tem como propósito melhorar processos clínicos através de tecnologias móveis. A parceria entre a Glintt e a Samsung enquadra-se no SEAP, um programa de alianças criado pela gigante sul-coreana para a área da mobilidade. O interessante é que a Samsung elegeu Portugal e Estados Unidos para o arranque deste programa global, selecionando cinco parceiros; a Glintt é a única empresa portuguesa selecionada a nível europeu.
O foco estará na integração da solução Bed Side Suite da Glintt com a plataforma de segurança Samsung Knox, utilizando os dispositivos móveis da fabricante asiática.
A preparação para o projeto durou dois meses e agora está em curso a fase piloto, que decorrerá nos próximos seis meses. Em dezembro, será feita a avaliação e definidos os próximos passos. Um dos objetivos será testar as vantagens da mobilidade no tratamento dos doentes.
«Com este projeto piloto o nosso foco passa por melhorar o quotidiano de milhões de pessoas e estamos conscientes de que sempre que melhoramos um processo, recomeçamos outro», indica João Paulo Cabecinha, administrador da Glintt. «A transformação digital está a acontecer agora, não faz sentido adiarmos mais, e as tendências da mobilidade são transversais, logo a adaptação aos novos paradigmas tecnológicos deverá ser feita já», complementa o responsável.
O Bed Side Suite inclui três módulos complementares: Bed Side Tracker, Bed Side Clinic e Bed Side Nursing. O primeiro ajuda a diminuir o erro clínico no processo de recolha e transfusão de sangue, o segundo destina-se a suportar o médico nas suas interações com o doente e o terceiro auxilia os enfermeiros a gerirem as suas tarefas através do acesso permanente à informação clínica integrada dos pacientes. Além da integração com outras ferramentas Glintt, o projeto tem facilidade de transposição para os mercados internacionais.
«As empresas que não derem prioridade à estratégia digital vão ter muitas dificuldades em se destacarem no mercado. A despesa corporativa relacionada com a aquisição de tecnologias e soluções ligadas à terceira plataforma de TIC, a nova infraestrutura de TI, aumentou consideravelmente», aponta Pedro Paiva, IM B2B Manager da Samsung.
Segundo o executivo, a tecnológica acredita que a quarta revolução industrial já chegou e está assente na mobilidade, Internet das Coisas, realidade virtual, inteligência artificial e Big Data. Por isso, as redes corporativas vão precisar de se modernizar para suportar o alto volume de tráfego que será gerado pelos novos dispositivos móveis. «A Glintt, enquanto consultora de TIC na área da Saúde, partilha desta visão que vai ao encontro dos valores da Samsung: inovar hoje, para criar um melhor amanhã», salienta Pedro Paiva.
Publicado em:
ProjetosPartilhe nas Redes Sociais