Google coloca IA ao serviço da Saúde

Um algoritmo que prevê a possibilidade de ocorrência de doenças cardíacas através dos olhos é a mais recente aposta da Google.
A gigante norte-americana anunciou que os seus investigadores criaram o respectivo algoritmo tirando partido de tecnologia e plataformas associadas à inteligência artificial (IA).
Num comunicado publicado recentemente, através do Nature Journal of Biomedical Engineering, a Google explica que este avanço vai ajudar na prevenção de doenças cardíacas fazendo apenas uma avaliação do olho e trabalhando os dados com base em IA.
É certo que a área da Saúde tem despertado cada vez mais interesse entre as empresas de tecnologia que asseguram soluções inovadoras para prever e detetar doenças.
Neste caso, agora anunciado pela Google, trata-se de realizar um scan à parte de trás do olho, a partir do qual é possível perceber coisas como a idade do doente, a sua pressão arterial e alguns dos seus hábitos diários, como o facto de ser, ou não, fumador.
Ao cruzar toda esta informação via IA, o algoritmo permite depois prever o risco de doenças cardiovasculares. De acordo com os primeiros dados, o algoritmo da Google conseguiu acertar em 70% das previsões realizadas para um universo de quase 300 mil pacientes.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais