Partilhe nas Redes Sociais

Google coloca IA ao serviço da Saúde

Publicado em 20 Fevereiro 2018 | 360 Visualizações

Um algoritmo que prevê a possibilidade de ocorrência de doenças cardíacas através dos olhos é a mais recente aposta da Google.

A gigante norte-americana anunciou que os seus investigadores criaram o respectivo algoritmo tirando partido de tecnologia e plataformas associadas à inteligência artificial (IA).

Num comunicado publicado recentemente, através do Nature Journal of Biomedical Engineering, a Google explica que este avanço vai ajudar na prevenção de doenças cardíacas fazendo apenas uma avaliação do olho e trabalhando os dados com base em IA.

É certo que a área da Saúde tem despertado cada vez mais interesse entre as empresas de tecnologia que asseguram soluções inovadoras para prever e detetar doenças.

Neste caso, agora anunciado pela Google, trata-se de realizar um scan à parte de trás do olho, a partir do qual é possível perceber coisas como a idade do doente, a sua pressão arterial e alguns dos seus hábitos diários, como o facto de ser, ou não, fumador.

Ao cruzar toda esta informação via IA, o algoritmo permite depois prever o risco de doenças cardiovasculares. De acordo com os primeiros dados, o algoritmo da Google conseguiu acertar em 70% das previsões realizadas para um universo de quase 300 mil pacientes.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados