Partilhe nas Redes Sociais

Há 144 mil euros para startups de energia e mobilidade

Publicado em 15 Fevereiro 2017 | 826 Visualizações

A Fundação Repsol vai estrear-se em investimentos no mercado português com um programa de apoios a startups inovadoras na área da energia e mobilidade. A organização irá disponibilizar 144 mil euros à iniciativa através do seu Fundo de Empreendedores, com as candidaturas abertas até 31 de março.

O parceiro escolhido para o programa é o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), com o qual assinará um protocolo na próxima semana.

O investimento será feito a fundo perdido. As propostas selecionadas vão receber um apoio económico até 144 mil euros num ano, além de formação especializada, aconselhamento de uma equipa de mentores e acesso a possíveis investidores. A Fundação procura startups com soluções inovadoras na área da indústria energética e química, da geração, distribuição e armazenamento de eletricidade e da mobilidade.

Os projetos ibéricos selecionados vão ser anunciados em julho e receberão apoio financeiro todos os meses. É importante ressaltar que o Fundo de Empreendedores da Função Repsol está já na 6ª fase de candidaturas, mas até aqui as iniciativas anteriores estavam limitadas ao mercado espanhol.

As startups que se quiserem candidatar podem estar em dois níveis distintos de desenvolvimento. O primeiro é em fase de desenvolvimento de ideias, com foco na tecnologia ou no modelo de negócio. Neste caso, os projetos são apoiados com dois mil euros mensais durante um ano.

O segundo nível é para startups em fase de projeto, em que a tecnologia e modelo de negócio já estejam a ser demonstrados num contexto controlado mas não tenham chegado à fase do planeamento comercial. Nestes casos, o processo de aceleração pode prolongar-se para um segundo ano.

O INESC TEC adianta que o concurso é dirigido a pequenas e médias empresas, ainda que também possam participar pessoas individuais que ainda não tenham constituído a sua empresa. O protocolo com a Fundação Repsol será assinado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) na próxima segunda-feira, estando por confirmar a presença do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches. Depois, a iniciativa será apresentada a 21 de fevereiro no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, e na Universidade Nova de Lisboa.

 


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados