Partilhe nas Redes Sociais

Hospital da Luz impulsiona inovação na saúde

Publicado em 5 Janeiro 2024 por Ntech.news | 453 Visualizações

Da mesma forma que precisa de recursos humanos, o setor da saúde precisa de inovação para responder a uma atividade exigente e cada vez mais complexa. E para dar força à capacidade inovadora dos empreendedores, o Hospital da Luz abre as portas a startups e PMEs que possuam produtos, serviços ou soluções diferenciadoras e que enderecem os desafios do setor da saúde. Na prática o Hospital da Luz funcionará como uma Test Bed, que como o nome aponta, disponibilizará uma infraestrutura/ambiente que permitirá a todos os empreendedores desenvolverem e testarem as suas ideias.

Para iniciar este projeto Intelligent Health Platform (IHP), o Hospital da Luz Learning Health – responsável no grupo Luz Saúde pelas áreas de formação, investigação e inovação – e o Hospital da Luz juntaram-se à Rede Nacional de Test Beds, coordenada pela Estrutura de Missão Portugal Digital e financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, com o objetivo ambicioso de acolher, até setembro de 2025, 50 testes-piloto de startups e PMEs nacionais e que atuem na área da saúde ou em setores que integrem o seu ecossistema, promovendo a excelência operacional e a sustentabilidade ambiental.

«Estamos de portas abertas para receber a ‘the next big thing’ em matéria de inovação no setor», assume Nuno André Silva, responsável pela área de Inovação do Hospital da Luz Learning Health.

Confiante no desenvolvimento desta iniciativa, Francisca Leite, diretora do Hospital da Luz Learning Health, considera que a inovação aberta é, «sem dúvida, a chave para responder aos desafios do sistema de saúde, onde o quadro regulamentar complexo, rigor da demonstração de valor e a eficácia financeira podem ser fatores desafiantes».

Neste contexto, a IHP disponibiliza as suas infraestruturas, equipamento, conhecimento e capacidade instalada através de três ambientes de última geração – um Data Lake, um Centro de Simulação e ao Hospital -, bem como orientação e acompanhamento especializado por equipas multidisciplinares. Assim, durante a fase inicial – submissão da candidatura, seleção, piloto e avaliação – a equipa da Test Bed assegurará um acompanhamento permanente das startups e PMEs através de um gestor dedicado e de uma equipa de advisors, sendo que os projetos-piloto serão parametrizados à medida das startups/PMEs e terão uma duração preferencial de três meses. No In Silico Lab, os inovadores terão acesso a uma infraestrutura digital assente numa base de dados uniformizada, anonimizada e organizada de acordo com standards internacionais, que poderão utilizar para treinar, testar e validar soluções suportadas em modelos de inteligência artificial (IA). No Simulation Lab terão acesso a uma infraestrutura digital e física, o Centro de Simulação do Hospital da Luz Learning Health, que é uma réplica fidedigna de todas as áreas de um hospital onde podem ser testados novos produtos em ambiente seguro.  Por fim, no Living Lab, os empreendedores podem aceder ao ambiente hospitalar real do Hospital da Luz para teste e desenvolvimento de produtos.

A Intelligent Health Platform conta ainda com uma vasta rede de parceiros, que inclui institutos de investigação, universidades, programas de aceleração e incubadoras de empresas.

Para submeterem as suas candidaturas, as startups e PMEs devem aceder ao formulário da Test Bed Intelligent Health Platform ou contactar a equipa pelo email inovacao.learninghealth@luzsaude.pt.


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados