Partilhe nas Redes Sociais

Hospital Lusíadas estreia-se nas cirurgias robóticas

Publicado em 23 Novembro 2021 | 37 Visualizações

O Hospital Lusíadas começou este mês, na sua unidade de cirurgia geral em Lisboa, a fazer cirurgias robóticas. A técnica combina a cirurgia minimamente invasiva tradicional, como a laparoscópica, com a utilização de um dispositivo robotizado, comandado pelo cirurgião. 

O hospital explica que este tipo de cirurgia está a ser realizada através do sistema Da Vinci, e permite uma incisão mais precisa e uma recuperação mais rápida dos doentes no pós-operatório, em procedimentos menos invasivos. 

«Houve uma aposta muito importante na formação e na integração de um conjunto vasto de especialidades, desde a cirurgia torácica, a urológica, a ginecológica ou a cirurgia geral, que inclui a parte colorretal que é frequentemente utilizada», explica Nuno Figueiredo, Coordenador da Unidade de Cirurgia Geral do Hospital Lusíadas Lisboa. 

A técnica pode ser aplicada em várias áreas, sendo fortemente recomendável para o tratamento do cancro da próstata ou do reto, em cirurgias urológicas ou gastrointestinais. Permite uma recuperação mais rápida e com menos dor, para além de reduzir a hipótese de infeções no pós-operatório e os tempos de internamento. 

Há já outros hospitais portugueses a recorrerem a este tipo de técnicas, que no futuro deve chegar a mais hospitais e procedimentos, por causa dos benefícios já apontados. Em vídeo, o hospital Lusíadas explica a aposta e o que permite.  


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados