Partilhe nas Redes Sociais

HPE compra empresa de armazenamento Nimble por 945 milhões

Publicado em 9 Março 2017 | 1603 Visualizações

No rescaldo de um primeiro trimestre fiscal dececionante, em que as vendas caíram 10%, a Hewlett Packard Enterprise anunciou um mega investimento na área de armazenamento. A empresa liderada por Meg Whitman vai comprar a Nimble Storage por mil milhões de dólares, ou 945 milhões de euros. É uma aposta, segundo a própria HPE, na expansão do posicionamento em infraestruturas híbridas.

É esta a força da Nimble, soluções de armazenamento flash e híbridas, precisamente um dos segmentos do mercado que mais cresce neste momento. O mercado flash valeu cerca de 15 mil milhões em 2016 e deverá chegar aos 20 mil milhões em 2020, crescendo cerca de 17% ao ano.

«O portfólio da Nimble Storage complementa e reforça os nossos produtos 3PAR no mercado de alto crescimento do flash, e vai ajudar-nos a realizar a nossa visão de tornar a TI híbrida simples para os nossos clientes», afirmou a  Meg Whitman, CEO da HPE. De acordo com a responsável, esta aquisição está «exatamente alinhada com a estratégia e abordagem de alocação de capital que propusemos. Continuamos focados em segmentos do mercado de alto crescimento e margens mais elevadas».

No trimestre findo a 31 de janeiro, as receitas do segmento de armazenamento na HPE caíram 13%, com a deterioração do negócio das soluções tradicionais. A Nimble vai trazer novo fôlego a esta área na HPE.

A transação deverá estar completa em abril, sendo que é preciso retirar a Nimble da bolsa de Nova Iorque. A empresa, com sede em São José, Califórnia, tem 1300 colaboradores e registou um volume de negócios de 402 milhões de dólares no último ano fiscal, um crescimento de 25%.

O seu portfólio centra-se nas gamas de entrada e nível médio, o que permitirá à HPE ter uma oferta para cada segmento. A gigante pretende ainda incorporar a plataforma InfoSight Predictive Analytics no seu alinhamento. Um exemplo do que esta plataforma faz é a deteção automática de problemas dentro da infraestrutura do cliente, conseguindo resolver 85% dos casos – o que reduz bastante o tempo e investimento necessários em suporte.

Os produtos da Nimble são usados por cerca de dez mil empresas clientes, principalmente por causa da plataforma preditiva. «Esta aquisição valida a nossa liderança tecnológica em flash e no uso de analítica na nuvem», argumentou Suresh Vasudevan, CEO da Nimble Storage.

 

A um novo ponto na estratégia da HPE

Ainda no encalço de uma estrutura mais rentável e ágil, a HPE anunciou uma nova unidade de negócio, Pointnext, que vai combinar os serviços de consultoria tecnológica e os grupos de suporte, com o objetivo de auxiliar os clientes nos projetos de transformação digital.

«Os clientes precisam de ajuda para perceber em que tecnologias devem investir e como implementá-las para resolver problemas de negócio complexos», sublinhou Ana Pinczuk, diretora geral da nova HPE Pointnext. A empresa tem uma equipa de 25 mil especialistas em TI e vai capitalizar nessa dimensão. A Pointnext vai assentar em três pontos: aconselhamento, serviços profissionais e serviços operacionais.

 

 


Publicado em:

Negócios

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados