Partilhe nas Redes Sociais

IBM e Visa parceiras nos pagamentos digitais

Publicado em 20 Fevereiro 2017 | 1595 Visualizações

Durante a abertura da nova sede do supercomputador Watson, em Munique, a IBM anunciou uma parceria com a Visa para levar pagamentos digitais a uma multitude de aparelhos – desde carros a wearables. A ideia é usar a plataforma de Internet das Coisas, Watson IoT, para promover novos pontos de venda. A colaboração permitirá às empresas implementarem opções de pagamento em qualquer dispositivo conectado à (IoT).

Os serviços de pagamentos da Visa são usados por cerca de 3 mil milhões de consumidores em todo o mundo, enquanto a plataforma Watson IoT da IBM é utilizada por seis mil clientes. As empresas estimam que a parceria lhes permita suportar pagamentos e comércio «na maior parte» dos 20 mil milhões de dispositivos conectados que deverão estar em uso até 2020.

«A IoT está literalmente a mudar o mundo à nossa volta, seja permitindo que as empresas alcancem níveis inimagináveis de eficiência ou permitindo que uma máquina de lavar roupa garanta que nunca fiquemos sem detergente», afirmou Harriet Green, diretor geral da IBM Watson IoT. «Esta combinação das tecnologias IoT – líderes da indústria da IBM – com os serviços de pagamento Visa significa o próximo momento definidor do retalho, permitindo pagamentos em qualquer objeto conectado, com novos níveis de simplicidade e conveniência para todos», defendeu.

A visão é incorporar pagamentos e comércio em qualquer dispositivo – desde um relógio, um anel, um aparelho ou um carro. Através da colaboração, as empresas podem implementar pagamentos nos seus produtos recorrendo ao Visa Token Service, uma nova tecnologia de segurança que substitui informações de conta de pagamento confidenciais encontradas em cartões de pagamento por um identificador digital exclusivo, através da plataforma Watson IoT da IBM.

O Token Service da Visa substitui as informações confidenciais da conta – como o número de conta de 16 dígitos, a data de validade e o código de segurança – por um identificador digital que pode ser usado para processar pagamentos sem expor os detalhes. O serviço Visa Token é acessível através de uma rede de provedores de serviços token (PST’s) como parte do programa de parcerias Visa Ready.

 

Como funciona

Os clientes da plataforma Watson IoT terão acesso aos serviços de pagamento Visa através do IBM Cloud. Em alternativa à aproximação das empresas numa base individual, a IBM e a Visa fornecerão acesso generalizado a esses recursos. Os clientes poderão então criar experiências de comércio personalizadas e fazer recomendações proativas com base nas necessidades dos consumidores.

Um exemplo que as empresas dão é o dos carros conectados – estima-se que haverá cerca de 380 milhões destes carros até 2021. Se o ecossistema automóvel se conectar à plataforma Watson IoT, o condutor poderá ser alertado quando a garantia ou certificação do carro estiver prestes a expirar ou se precisar de substituição de peças. O condutor pode encomendar peças com o premir de um botão ou agendar um serviço na sua garagem local. Poderá até pagar o combustível através de uma interação direta entre o carro e a estação de abastecimento.

«A Internet das Coisas não está apenas a promover um mundo mais conectado, está a alterar o modo como vivemos, compramos e pagamos, ao transportar dados e pontos de venda para onde o consumidor deseja», sublinhou Jim McCarthy, vice-presidente executivo de novação e parcerias estratégicas da Visa. O responsável classificou a IBM como «parceiro ideal» para a oferta de pagamentos seguros na «enorme escala da IoT», dado o poder das tecnologias cognitivas do Watson.


Publicado em:

Negócios

Etiquetado:

IBMIoTVisa

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados