Partilhe nas Redes Sociais

IBM leva novo centro de computação quântica para o País Basco

Publicado em 3 Abril 2023 | 197 Visualizações

A Fundação Basca para a Ciência no País Basco (Ikerbasque) e a IBM apresentaram o IBM-Euskadi Quantum Computational Center, um centro que vai fornecer serviços Qiskit Runtime a partir de um IBM Quantum System One de 127 qubits, localizado em San Sebastian e gerido pela IBM.

O Governo do país Basco elege a computação quântica como um elemento-chave da visão Ikur 2030, com prioridades que vão desde avanços na investigação quântica, criação de uma força de trabalho quântica, promoção do desenvolvimento económico, até ao fornecimento da infraestrutura de computação quântica necessária para alcançar esses objetivos. 

O IBM-Euskadi Quantum Computational Center pretende promover o uso de tecnologia avançada em todo o Governo Basco e nos Conselhos Gerais (Álava, Vizcaya e Guipúzcoa), fomentando a investigação nas instituições bascas e a colaboração destas com outras entidades internacionais para potenciar resultados e crescimento do talento quântico na região. 

Vai estar focado na colaboração em áreas como a investigação de materiais e assente numa infraestrutura computacional que ficará disponível para os investigadores da Fundação Ikerbasque e parceiros.

Em comunicado, a IBM explica que ali os cientistas vão poder executar programas quânticos para explorar problemas complexos, incluindo a modelagem de novos materiais e o estudo do uso da computação quântica para poder abranger questões de sustentabilidade, de forma mais ampla. 

Os serviços IBM Qiskit Runtime disponibilizados no âmbito da parceria vão tirar partido do IBM Quantum System One, que será implementado no edifício Ikerbasque localizado em San Sebastián (Guipúzcoa – Espanha). 

O IBM-Euskadi Quantum Computational Center é o segundo IBM Quantum Computational Center a nascer na Europa e a integrar uma rede de mais de 200 membros da IBM Quantum Network. 

Desde 2016, a IBM revela que já implementou mais de 60 computadores quânticos para uso externo. A empresa diz também que existem agora mais de 20 sistemas de computação quântica, incluindo o processador IBM Osprey de 433 qubits.


Publicado em:

Projetos

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados