Partilhe nas Redes Sociais

IBM perde liderança do ranking de patentes nos Estados Unidos 

Publicado em 3 Fevereiro 2023 | 644 Visualizações

Durante quase 30 anos, a Big Blue liderou o ranking das empresas com maior número de patentes registadas nos Estado Unidos. A um ano dos 30, deu o lugar à Samsung, que é a agora a empresa com maior número de invenções confirmadas. 

Os dados compilados na base de dados da IFI Claims mostram que o número de patentes registadas pela IBM caiu 49%, entre 2021 e 2022. O responsável de pesquisas da empresa, Dario Gil, já comentou, explicando que a descida abrupta no número de patentes registadas pela IBM reflete uma mudança de estratégia adotada pela empresa em 2020, quando decidiu deixar de ter como objetivo a liderança deste ranking. Esta mudança, garante, reflete uma transição do foco na quantidade pela qualidade dos novos pedidos, centrados principalmente na inteligência artificial e computação quântica.

Phillip Monteiro, da consultora especializada em propriedade intelectual Inventa, que divulgou os dados, explica que o volume de patentes que a IBM conseguiu registar nos últimos anos nos Estados Unidos é também um reflexo das regras que o país aplica nesta área e daquilo que pode ser revistado como invenção. 

Nos EUA é possível obter uma patente de um programa de computador (software), como acontece com a maioria das patentes garantidas pela IBM. Em muitos países são usados outros instrumentos para proteger o código-fonte de software. Ou seja, fora dos EUA, muitas patentes da IBM não poderiam ascender a essa classificação. 

No top 10 das empresas com mais patentes concedidas em 2022 nos Estados Unidos estão ainda mais três americanas, a Qualcomm, a Intel e a Apple. Curiosamente, a 4ª posição do ranking pertence à Huawei, uma das empresas mais visadas pelas sanções dos Estados Unidos a empresas de tecnologia chinesas.   


Publicado em:

Atualidade

Etiquetado:

IBMpatentesranking

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados