IBM planeia abrir centro de computação quântica em Portugal
A IBM quer fixar um centro de computação quântica em Portugal e admite que o projeto possa ser concretizado ainda este ano. Do lado da empresa há interesse e investimento disponível. As negociações com Estado e universidades vão iniciar-se agora, segundo revelou em entrevista ao Eco Ricardo Martinho, presidente da tecnológica em Portugal.
“Quero abrir este ano um Quantum Innovation Center em Portugal”, disse o gestor ao jornal. O Quantum Innovation Center irá ter “uma ligação nevrálgica” ao centro de computação quântica da companhia em Poughkeepsie, nos Estados Unidos, adiantou o responsável.
A infraestrutura ficará disponível para instituições de ensino, mas também para o ecossistema empresarial português, com intuito de ajudar a criar condições para experimentar a tecnologia e trabalhar diferentes use cases.
O responsável adiantou que as conversações com o Governo estão a arrancar, bem como com instituições de ensino relevantes e frisou que só faz sentido montar um centro destes quando há condições para que funcione como uma rede completa. “Isto tem de estar ligado a um conjunto de instituições de ensino, que são elas que, tipicamente, fazem depois a gestão do centro”, sublinhou.
Antes disso, a IBM prepara-se para inaugurar o sexto centro de inovação da empresa em Portugal. A IBM já tem centros de inovação em Tomar, Viseu, Fundão, Portalegre e Vila Real. O sexto será na zona centro, mas a localização exata ainda não foi revelada. Deverá dar emprego a 150 a 200 pessoas.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais