Partilhe nas Redes Sociais

Influencers, são eles os responsáveis pela volatilidade do Bitcoin?

Jana Lage, Senior Consultant da área de Product Management and Strategy da Mind Source

Publicado em 11 Abril 2023 | 454 Visualizações

Jana Lage, Mind Source

O Bitcoin, assim como qualquer outra criptomoeda, está sujeito às flutuações no preço. A volatilidade desse mercado pode ser reflexo de vários fatores, tais como, atratividade; aumento do interesse devido à valorização ao longo do tempo; dinâmica entre oferta e procura; cotação da moeda; índice da bolsa de valores; eventos externos (pandemia, guerra, notícias, etc.); medidas dos órgãos regulatórios de prevenção à lavagem de dinheiro e definição de regras tributárias, entre outros.

Desde a criação do Bitcoin, em 2009, diversos testes e comparações já foram feitos em relação ao seu risco e às propriedades estatísticas. A partir de 2017, houve um “boom” pelo aumento do interesse e desenvolvimento de diversas criptomoedas. Comparou-se o Bitcoin a ações e taxas de câmbio.

Uma força (evento externo) que vem crescendo cada vez mais e que devemos ter em conta é o potencial que um influenciador tem neste mercado de criptos. Um “simples” comentário de até 140 caracteres escrito em segundos, pode ter repercussões inimagináveis. Um exemplo conhecido pelos investidores de criptoativos é o Elon Musk, que em março de 2021 ajudou o Bitcoin a alcançar quase 65 mil dólares em um mês após a seguinte publicação no Twitter: “You can now buy a Tesla with Bitcoin” (“Agora já pode comprar um Tesla com Bitcoins”).

Embora não seja todos os dias que Elon Musk publica algo tão influente, outros influenciadores conseguem movimentar o sentimento dos investidores e influenciar as suas decisões. Como cheguei a essa conclusão? Foram meses de pesquisa e de aplicação de técnicas estatísticas que me fizeram concluir que, ao considerar 45 influenciadores deste mercado de criptomoedas é possível prever a volatilidade do Bitcoin, por outras palavras, se é o momento de investir ou não. Para o período histórico analisado no estudo, concluiu-se também que comentários de influencers podem impactar na decisão dos investidores em até três dias.

Para além do que este estudo concluiu, ressalto a importância de entender a teoria por trás de cada técnica aplicada. Testar um modelo de previsão, por exemplo, exige muito mais do que saber escrever código, exige conhecimento da parte teórica para identificar qual a técnica mais adequada para cada situação.


Publicado em:

Opinião

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados