Partilhe nas Redes Sociais

Integração chega a menos de um terço das aplicações usadas nas empresas

Publicado em 6 Fevereiro 2023 | 440 Visualizações

Blockchain Empresas

Das mais de 1.000 aplicações que as empresas usam em média, apenas 29% estão integradas. Os dados constam do Connectivity Benchmark Report, um relatório anual da Mulesoft que procura identificar desafios e oportunidades das empresas nos seus processos de transformação digital e investimento em tecnologia. 

Segundo esta fonte, 80% das empresas reconhecem que os desafios de integração estão a pesar sobre os seus esforços de transformação digital, à medida que o número de apps para gerir também aumenta (o número médio de apps usado por uma empresa no ano passado era 976).  

Verifica-se igualmente que a integração personalizada, por exemplo, está a “tornar-se cada vez mais insustentável”, conclui a pesquisa, explicando que «as empresas gastaram em média 4,7 milhões de dólares em mão de obra de integração personalizada nos últimos 12 meses, um aumento face aos 3,7 milhões de dólares gastos no ano anterior».

Já as integrações reutilizáveis, ​​construídas usando APIs, fornecem uma abordagem mais eficiente e económica e tendem a ganhar terreno. Em média, 47% dos ativos e componentes internos de software das empresas estão disponíveis para reutilização por parte dos programadores, o que indica que a oportunidade para uma maior eficiência de integração ainda existe.

A pesquisa também mostra que as tecnologias de RPA estão a ter uma adoção cada vez mais rápida nas empresas, com 33% dos responsáveis inquiridos a assumir investimentos nessa área, por parte das suas organizações. 

Estes interlocutores também revelaram (69%) que estão a avançar mais depressa que o previsto nos seus processos de transformação digital. Quase metade das equipas afirma ter já concluído todos os projetos TI solicitados no ano passado, com os projetos a aumentarem este ano 41% face ao ano anterior.

A infraestrutura existente já não tem um peso tão determinante nos esforços de inovação das empresas. Se no ano passado este era apontado como um obstáculo por 74% das empresas, agora é tema para 54%.  

Por outro lado, verifica-se que o custo médio de não concluir iniciativas de transformação digital é agora de 9,5 milhões de dólares. No ano passado, a estimativa conduziu a um valor de 6,8 milhões de dólares.

O estudo realizado pela Mulesoft, do grupo Salesforce, resulta de um inquérito a mais de 1.050 CIOs e decisores de TI.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados