Inteligência artificial coloca 250 mil empregos em risco
A inteligência artificial é apontada como uma das grandes tendências tecnológicas de 2017. espera-se que já este ano dê suporte a muitos projetos tecnológicos e que nos anos seguintes essa tendência seja ainda mais vincada, no âmbito dos processos de transformação digital de empresas e organismos públicos.
Na próxima década estima-se que podem estar em risco no sector público britânico 250 mil empregos, com a proliferação de robots e aplicações de inteligência artificial. As previsões são do Reform, um grupo de reflexão britânico, que antecipa a passagem de um conjunto de tarefas rotineiras de pouco valor, hoje entregue a humanos nos serviços públicos do Reino Unido, para programas automáticos que possam desempenhá-las de forma mais rápida e mais barata.
Em 2030, o grupo acredita que 130 mil postos de trabalho na função pública, alocados a tarefas administrativas gerais, já terão desaparecido e estarão a ser assegurados por bots, programas informáticos capazes de automatizar ações repetitivas. São também contabilizadas poupanças, que poderão chegar aos 2,6 mil milhões de libras anuais.
Os restantes 120 mil empregos em vias de extinção serão eliminados em áreas mais especificas da atividade do sector público, como a saúde ou segurança social, como destaque para tarefas como rececionista, exemplificam os especialistas. Aí as poupanças estimadas atingem 1,7 mil milhões de libras.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais