Partilhe nas Redes Sociais

Inteligência artificial, da ficção para a realidade. Ainda tem dúvidas?

Publicado em 3 Dezembro 2021 | 170 Visualizações

Já olhámos para a inteligência artificial como coisa de filme de ficção científica. Já a vimos sobretudo como uma ameaça para milhões de postos de trabalho. Hoje começa a ser claro que a IA é uma oportunidade para transformar, serviços, empresas, experiências e até uma nova oportunidade do mercado de trabalho, para diferentes tipos de perfis. 

Se ainda tem dúvidas sobre o conceito, Jorge Valadares, formador da Rumos para a área de development, data e IA, “desmonta” a complexidade do termo, com uma explicação bem simples do que está em causa e com vários exemplos de como se revela já hoje a IA no nosso dia-a-dia. 

Neste conteúdo da série IT for Everyone, que resulta de uma parceria entre a Rumos e o Ntech.News para promover a literacia digital, pode entender em detalhe o que é a IA, para que serve e como estão as empresas e a sociedade a tirar partido dela, ou que papel tem o machine learning na capacidade das máquinas para chegarem às respostas que antes eram humanos a dar. 

A tecnologia está por todo o lado e quem nela trabalha pode ter diferentes perfis. Da raiz de cada projeto às aplicações que chegam a quem as usa, estão envolvidas muitas áreas de conhecimento desde a matemática (criação dos modelos), programação, desenvolvimento. 

“Normalmente quem trabalha com IA não é especificamente matemático ou programador, na realidade é uma equipa multidisciplinar que permite conjugar esse conhecimento desde a geração do modelo, identificar de necessidades, começar a desenvolver, a programar e a criar essas soluções, para depois serem implementadas”, explica Jorge Valadares no vídeo que pode ver abaixo e que deixa umas pistas sobre as áreas onde vale a pena aprofundar conhecimento, quem quer trabalhar nesta área. 


Publicado em:

IT for EveryoneNegócios

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados