Partilhe nas Redes Sociais

Inteligência artificial reforça combate à Covid-19

Publicado em 31 Dezembro 2020 | 192 Visualizações

A unidade de Data Intelligence da Unilabs implementou, no decorrer da pandemia, o projeto Intelli4COVID.

O trabalho materializou-se numa plataforma inteligente e data-driven para resposta à COVID-19.

O projeto tira partido do big data e da inteligência artificial (IA) «como instrumento para garantir uma otimização de resposta às populações em matéria de realização de testes de diagnóstico» ao mesmo tempo que ajuda a «apoiar os decisores numa resposta preditiva perante o desenvolvimento da epidemia». 

A estratégia de IA materializou-se em seis linhas de atuação: a CovidHub, uma plataforma de recolha e processamento em real time do ecossistema e streams de dados gerados; a CovidDrive, um sistema de gestão inteligente de postos drive-thru; a CovidAlarm, com um sistema inteligente de alarmística data-driven; a CovidLab, um sistema inteligente e integrado de rastreio de amostras para a realização de testes e a CovidGeoIntelligence, um sistema capaz de processar informação geográfica assente em algoritmos inteligentes para apoio à previsão da evolução do surto.

Foi ainda desenvolvido um dashboard de analítica inteligente de casos infetados designado por CovidInsightsPortal. 

A implementação do projeto, financiado pelo Compete, permite à Unilabs «uma maior eficácia, colocada ao serviço das populações, na prestação de rastreios e realização de testes de diagnóstico».

Este projeto possibilita que, em toda a organização, as equipas recebam data insights fundamentais para agirem e melhorarem continuamente a operação de resposta a esta pandemia.

Os dados disponibilizados vão desde a visibilidade imediata sobre um atraso no laboratório de um determinado teste através de um SMS enviado por um robot de dados, a uma chamada perdida no call center que é sinalizada em tempo real, à previsão do local onde deve ser colocado o próximo drive-thru para melhor servir a população.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados