Loja Zippy usa 5G para potenciar retalho inteligente
A loja Zippy do NorteShopping, no Porto, passou a contar com cobertura dedicada 5G, um projeto implementado pela NOS que pretende fazer da loja uma montra tecnológica do retalho inteligente.
Resultado da implementação da tecnologia, os clientes da loja podem nas próximas quatro semanas ter acesso ao catálogo da marca e experimentar, de forma virtual, artigos na loja, mesmo que não estejam em exposição ou em stock.
A suportar a experiência está uma aplicação que tira partido de Realidade Aumentada (AR) para produzir modelos 3D dos produtos da Zippy, a partir da qual é possível experimentar e ver em tamanho e tempo real os artigos sem precisar de vesti-los. A aplicação também pode ser usada para avaliar outro tipo de peças, como mobiliário, e perceber virtualmente como ficam no ambiente e local escolhido pelo cliente.
A solução foi desenvolvida pela NOS e pela Dimmersions, uma startup madeirense, que fez a digitalização dos produtos e o desenho do software de realidade aumentada e que desenvolve e comercializa soluções para realidade aumentada e virtual.
Em comunicado, a NOS sublinha que as soluções que podem ser suportadas pelo 5G trazem às empresas um conjunto de vantagens também ao nível da eficiência. No caso do retalho, destaque para a menor necessidade de ter em loja uma linha alargada de produtos, ou a facilidade em demonstrar a utilização de produtos complexos ou de grande volume. Estas opções contribuem também para reduzir o número de devoluções de produtos pelo cliente.
Dados da Deloitte indicam que o retalho inteligente pode valer em 2025, a nível global, qualquer coisa como 52 mil milhões de euros, um valor fortemente potenciado pela largura de banda e baixa latência que o 5G veio trazer. As mesmas contas indicam que as tecnologias de RA e RV no retalho devem já valer 1,4 mil milhões de euros.
Publicado em:
MobilidadePartilhe nas Redes Sociais