Partilhe nas Redes Sociais

Masterlink reafirma-se no mercado com nova imagem

Publicado em 12 Outubro 2015 | 2572 Visualizações

Criada em 1998, a Masterlink é uma empresa portuguesa já com longa experiência no mercado nacional de TIC. Fundada por Daniel Gomes (actual CEO) e Guilherme Machado (partner), há cerca de três anos a companhia lançou a sua plataforma orientada à Web e destinada à construção e gestão de aplicações de negócio, então denominada Master Web-Evolution.
Agora é chegado o momento de repensar metas e simplificar a mensagem que se passa ao mercado. O Ntech.news falou com Guilherme Machado para perceber o que conduziu a Masterlink a esta mudança, mas também como se posiciona actualmente em Portugal e em que sentido está a evoluir não só em termos de negócio como também ao nível tecnológico.

 

Ntech.news – A segunda metade do ano chega com uma grande novidade: a alteração de imagem que não é simplesmente gráfica…

Guilherme Machado – A mudança chegou agora porque estamos no ponto que tínhamos definido para avançar com a simplificação da nossa imagem externa. Há três anos, quando lançámos a plataforma Master Web-Evolution, a empresa tinha um outro nome (Masterlink) e esta dualidade de nomes que existia no mercado causava algumas dúvidas não havendo um reconhecimento grande da marca.
Ora, após conquistar alguma visibilidade e estabilidade naquilo que era a utilização da tecnologia, quisemos fazer uma simplificação da nossa imagem externa. E agora é chegado o momento de apresentar um trabalho que foi feito durante alguns meses de simplificar esta imagem passando não só a empresa como também a tecnologia a chamarem-se Masterlink. Feitas as contas, unificamos esta imagem e este posicionamento que existe em termos estratégicos de foco na tecnologia, foco no desenvolvimento tecnológico e foco no canal de parceiros.

 

E como tem evoluído o negócio da Masterlink ao longo do actual ano fiscal?

Este ano está a correr muito bem, em linha com o plano elaborado. A estratégia de aproximação e abertura ao mercado da tecnologia Masterlink tem-se mostrado positiva. Até ao momento duplicámos a nossa equipa, com recursos seniores, aumentando bastante a capacidade de entrega da nossa tecnologia ao mercado.

 

Quais foram as linhas mestras da Vossa estratégia para este ano?

Simplificação da mensagem, modelo de parceiros e formação. Em todos os pontos a estratégia tem levado aos resultados alcançados. Neste momento aumentámos as vendas, aumentámos o número de utilizadores e aumentámos o número de parceiros.
Esta estratégia permitiu consolidar a posição da Plataforma Masterlink no segmento de Multi-purpose Business Software. Hoje os utilizadores sabem que a Masterlink é uma plataforma que dá resposta a qualquer negócio ou departamento, quer seja RH, financeiro, comercial, logística ou outro qualquer. Ter uma solução tecnológica que de forma simples, rápida e com confiança consegue resolver os problemas de diversos departamentos de uma organização, é um trunfo para qualquer empresa. A Masterlink começou este ano a ser reconhecida como tal, e daí este reconhecimento como Multi-Purpose Business Software.

 

Qual o crescimento previsto para as Vossas receitas no final de 2015?

Neste momento, estamos em linha com o crescimento previsto acima de 2 dígitos. A capacidade de que uma pessoa que não sabe programar possa construir sistemas informáticos de gestão para qualquer tipo de negócio, tem permitido aumentar sustentadamente o nosso negócio. Ter clientes como a Coca-Cola, a Xerox, o GroupM, ou quase 50% dos ministérios em Portugal é um óptimo cartão-de-visita.

 

E qual foi a Vossa facturação em 2014?

Foi superior a meio milhão de euros.

 

Que grandes novidades se podem esperar para 2016?

2016 será um ano muito importante para a Masterlink pois apresentaremos publicamente uma nova versão da tecnologia, que trará importantes inovações ao mercado. A Plataforma Masterlink é hoje muito fácil de utilizar, garantindo que qualquer pessoa sem conhecimentos de programação possa criar sistemas complexos de gestão. Com a nova versão, esta capacidade sairá reforçada, sendo ainda mais fácil de utilizar, oferecendo ainda mais capacidades aos utilizadores.

 

Como é que a Masterlink se diferencia face à concorrência?

A área de IT tem muita concorrência, é verdade. Mas o que nós fazemos não tem. Nós damos poder às pessoas; nós capacitamos as pessoas que não sabem programar a atingir níveis de eficácia muito elevados; nós promovemos uma real colaboração dos informáticos com as pessoas do negócio.
Com a Plataforma Masterlink, é normal vermos um informático a trabalhar ao lado de um financeiro ou de um técnico de RH e a criarem ou a adaptarem ambos o novo sistema informático de gestão desse departamento. É normal ver um comercial a adaptar o sistema de gestão porque acredita que o sistema informático deve ter mais um estágio de negociação ou um alerta ou relatório. E consegue fazer isso sem ter que programar.

 

Qual a importância do negócio da Administração Publica na Vossa empresa?

Tem vindo a aumentar em termos absolutos e a diminuir de peso no total das receitas.

Para além da Administração Publica em que outros sectores apostam?

Temos soluções nas áreas comerciais, financeiras, RH, análise de projectos, media e logística. Podemos ter outras aplicações que nem conhecemos, uma vez que damos aos nossos parceiros e clientes a capacidade de eles autonomamente desenvolverem soluções adicionais.

 

O estabelecimento de parcerias é uma aposta importante. Com quantos parceiros contam actualmente?

Temos actualmente quatro parceiros formalizados e estamos em negociação com outros. Os parceiros têm muito a ganhar em considerar a Plataforma Masterlink nas suas propostas de projectos para clientes. Temos um modelo muito bem definido das vantagens e diferenciadores que as propostas baseadas na Plataforma Masterlink têm face a propostas concorrentes.

 

Pretendem começar a fazer passar todo o negócio pelos parceiros?

É esse o objectivo.

 

Quais as características que privilegiam num parceiro?

A sua relação com os clientes. Um parceiro que mantém uma relação continuada com clientes, mostra que tem os interesses desse cliente como uma prioridade. São estes os parceiros que farão o melhor trabalho para encontrar a melhor solução para os seus clientes. E aí, a Plataforma Masterlink é imbatível. Simples de usar, rápida a implementar projectos e segura na sua capacidade de fechar projectos com sucesso.

E como está desenhada a Vossa estratégia no âmbito da certificação?

É um dos pilares. Lançámos, a par com a nova imagem, o Playground público. Qualquer pessoa, com ligação à net, pode a partir de agora experimentar e aprender, com tutorais, a usar a nossa plataforma.

 

Como funciona a certificação e o que podem fazer as pessoas que se certificam?

Podem inscrever-se em cursos ou fazer uma auto-formação no Playground. Após isso são sujeitos a um pequeno exame que verifica o conhecimento na utilização da plataforma. Queremos certificar muitas pessoas, mas garantindo sempre que quem é certificado tem capacidade e conhecimento para trabalhar em projectos com a Plataforma Masterlink.

 

Em termos de tecnologia, em que sentido está a evoluir a vossa solução?

O que posso dizer é que o desenvolvimento da Plataforma Masterlink foi sempre e continua a ser muito direccionado para resolver os problemas dos clientes, permitindo uma total autonomia ao parceiro e ao cliente final.

 

Qual o investimento que fizeram no desenvolvimento da solução?

Esse valor é hoje superior a 3,5 milhões de euros.

 

É um produto que está disponível para todo o tipo de empresas?

A Plataforma Masterlink pode ser utilizada por todo o tipo de empresas que queiram ver a sua actividade gerida por sistemas tecnológicos, com capacidade de adaptarem os seus sistemas de forma simples, rápida e segura.

 

A internacionalização faz parte dos Vossos planos a curto prazo? Em que medida?


Claramente. A nova versão da tecnologia Masterlink tem a internacionalização no seu core. É um dos vectores claros de crescimento.


Tratar o small data

Mais do que big data, a Plataforma Masterlink permite gerir e controlar toda a informação de negócio. Guilherme Machado, partner da empresa diz que «há quem lhe chame small data» mas, independentemente do nome, «esta informação para as empresas é muito importante e, na maior parte dos casos, continua a existir em exceis dispersos, ficheiros locais, etc».
Na verdade, o conceito da Plataforma Masterlink «é conseguir, quer ao nível de um departamento, ou ao nível geral, gerir e automatizar processos de negócio com toda a informação associada». Essa reunião da informação permite através da ferramenta de business intelligence integrada, «poder fazer análise das informações e conseguir ter os dados em tempo real e no melhor formato», refere ainda o partner da Masterlink.
Por outro lado, a Plataforma Masterlink tem de raiz a capacidade de criar relatórios: «Esta funcionalidade é central na capacidade de analisar e prever dados, capacitando o gestor de mais e melhor informação em tempo real para poder decidir.» Guilherme Machado acredita que «é fundamental conseguir atingir isto de forma automática e sem intervenção humana».

 

* Daniel Gomes e Guilherme Machado, da Masterlink


Publicado em:

Na Primeira Pessoa

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados