MillenniumBCP foi alvo de ataque informático
O MillenniumBCP foi esta segunda-feira alvo de um ataque informático que durante a tarde afetou o acesso ao site e aplicação móvel da empresa.
Em comunicado, o banco assumia que «entidades mal intencionadas, a partir do exterior, estão a dirigir intensos e não legítimos pedidos ao site e às apps do banco, dificultando e pontualmente impedindo, dessa forma, o acesso dos clientes».
Em curso estava um ataque DoS ou Denial of Service, que ocorre por sobrecarga de pedidos de acesso aos servidores da empresa, que deixam de ter capacidade para responder. Os ataques de negação de serviço, como o nome indica, têm como principal objetivo levar a entidade afetada a deixar de ter condições para manter os serviços online a funcionar normalmente.
Quem está na sombra a promover estes ataques recorre a mecanismos automatizados que conseguem inundar os serviços afetados com milhares de pedidos de acesso sucessivamente, até que estes deixem de conseguir responder.
Ao final da tarde desta segunda-feira o banco garantia que «tomou as medidas necessárias para mitigar os efeitos referidos e a generalidade dos clientes já está a aceder sem dificuldades».
Várias grandes empresas portuguesas já foram este ano afetadas por ciberataques. Os mais mediáticos no entanto foram aqueles que conseguiram entrar nos sistemas das organizações, bloquear por essa via os serviços disponibilizados e aceder a dados privados.
A Impresa logo no início do ano e a Vodafone algum tempo depois sofreram extensos danos nos ataques de que foram alvo, mas entretanto também a dona do Continente, a TAP, ou o Hospital Garcia de Orta estiveram na mira dos atacantes.
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais