Partilhe nas Redes Sociais

Inovação NEC: autenticação de utilizadores através de auricular

Publicado em 4 Julho 2017 por Ntech.news - Ana Rita Guerra | 1040 Visualizações

NEC autenticação otacústica

Esta solução de segurança é, no mínimo, diferente. A NEC Corporation revelou o protótipo de um auricular que serve para autenticar utilizadores de forma segura, equipado com uma tecnologia exclusiva da empresa – autenticação otacústica. Esta tecnologia reconhece as características do ouvido do utilizador de modo a permitir a autenticação mãos-livres de uma pessoa. A funcionalidade permite aos utilizadores ativarem de forma segura os seus dispositivos informáticos, sem que tenham de desviar a sua atenção para digitar uma palavra-passe, explica a NEC. Deverá chegar ao mercado já no próximo ano.

Segundo a empresa, a intenção é fornecer uma camada adicional de segurança personalizada que permite aos utilizadores dedicarem maior atenção ao seu meio envolvente.

«A NEC pretende comercializar serviços de plataforma auditiva que combinem autenticação individual, posicionamento dentro de edifícios, RA (realidade aumentada) acústica, deteção de dados vitais e outras tecnologias até ao final de 2018», adiantou Tomonori Kumagai, diretor geral da divisão de desenvolvimento de negócios da NEC Corporation.

O auricular conecta-se ao smartphone ou a outros dispositivos informáticos através de BLE (Bluetooth Low Energy) e permite assim aceder à Internet e usar vários serviços, incluindo sites de mapas para orientação na cidade. Além disso tem microfone, altifalante e um sensor de movimento de 9 eixos, equipado com sensores de aceleração, geomagnéticos e giroscópio.

O sensor de movimento do protótipo pode ser usado para estimar a localização dos utilizadores, mesmo em ambientes internos onde os sinais de GPS estão obstruídos. Segundo a NEC, isto pode ajudar na orientação de utilizadores que se perdem em grandes instalações, como centros comerciais ou aeroportos.

Como o dispositivo se usa na orelha, estará sujeito a menos agitação e ruído quando comparado com dispositivos portáteis usados no pulso ou pescoço, permitindo assim a obtenção de informações mais fidedignas. Isto significa também que este dispositivo permite reconhecer a orientação do rosto do utilizador, assim como uma mudança na sua postura ou atividades como andar ou correr. No futuro, espera-se que seja possível monitorizar a pulsação e outras informações biométricas.

«De futuro, a NEC irá acelerar os ensaios em colaboração com fornecedores de serviços e fabricantes de dispositivos, ao mesmo tempo que propõe novas abordagens de computação que tirem partido destas tecnologias”, indica Kumagai.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma ampla gama de serviços para o dispositivo, a NEC vai disponibilizar API públicas para a sua tecnologia de autenticação otacústica e tecnologia de posicionamento dentro de edifícios. Também fornecerá aos fabricantes especificações do projeto para o protótipo do dispositivo auditivo.


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados