Partilhe nas Redes Sociais

NEC vai construir nova ligação de fibra ótica Europa-Estados Unidos para o Facebook

Publicado em 20 Outubro 2021 | 211 Visualizações

A NEC foi escolhida pelo Facebook para construir um cabo submarino transatlântico de fibra ótica e desempenho ultra elevado, que vai ligar os Estados Unidos à Europa. A infraestrutura vai ter por base cabos com 24 pares de fibra e repetidores desenvolvidos recentemente pela NEC, numa combinação que pode disponibilizar uma capacidade máxima de transmissão de dados de meio petabit por segundo. A explicação é da NEC, garantindo que esta é a capacidade de transmissão «mais alta até à data, para um sistema de cabo ótico submarino com repetidores de longa distância». 

A construção de cabos submarinos é uma das atividades core no negócio da NEC, que nos últimos 50 anos construiu mais de 300 mil quilómetros destas infraestruturas, uma extensão que dava para percorrer a Terra quase oito vezes. A empresa produz e implementa este tipo de tecnologia, que pode resistir à pressão da água a profundidades superiores a oito mil metros.   

Entre 2021 e 2035 estima-se que a utilização de dados internacionais através do Atlântico se multiplique por cinco. «A região está entre as geografias de maior crescimento em termos de procura de tráfego de dados, trazendo exigências cada vez maiores para reduzir o custo por bit nas redes de cabos submarinos», explica a NEC na nota que divulga o novo contrato. 

O Facebook acaba de anunciar também a intenção de contratar 10 mil novos colaboradores no espaço da União Europeia e fazer da região um dos seus principais pólos de desenvolvimento de tecnologia para o metaverso, o universo digital que vai acolher os serviços e soluções desenvolvidas para realidade virtual e aumentada. Um mundo virtual onde a empresa não esconde que quer assumir uma posição de destaque, e onde as ligações de dados fiáveis e ultrarrápidas serão essenciais.  


Publicado em:

Negócios

Etiquetado:

EuropaFacebookNEC

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados