NOS vai encaixar 155 milhões de euros com venda de sites da rede móvel à Cellnex
A NOS vai vender um novo conjunto de sites da sua rede móvel à Cellnex. A operação vai permitir um encaixe de 155 milhões de euros, com os sites a poderem continuar a ser usados pela operadora, para instalar as suas infraestruturas ativas de rede. A transferência destas infraestruturas passivas de rede vai ser concretizada até 2026.
Como explica a NOS, o negócio resulta de uma parceria assinada com a empresa em 2020 – nessa altura a NOS já tinha vendido a sua operação de towering à Cellnex – e ajudará a reforçar a capacidade da operadora para investir no desenvolvimento da rede móvel.
No primeiro negócio entre a NOS e a Cellnex, a operadora vendeu à empresa todo o negócio da NOS Towering, onde se incluíam cerca de 2 mil sites. A operação também incluiu um acordo, que fez da Cellnex um fornecedor de serviços de hosting da rede ativa da NOS. Esse acordo é válido por um período de 15 anos e renovável automaticamente por iguais períodos, depois desse prazo.
«Esta transação contribui para a consolidação da estratégia da NOS, permitindo um reforço do investimento para o desenvolvimento da nossa rede móvel e da tecnologia 5G», assegura Miguel Almeida, CEO da NOS.
Na nota onde divulga a informação, a operadora garante ainda que, para além deste acordo, vai continuar a procurar outras oportunidades de otimização de eficiência do seu investimento.
O acordo agora assinado com a Cellnex está ainda sujeito à não oposição por parte da Autoridade da Concorrência.
Publicado em:
MobilidadePartilhe nas Redes Sociais